Blog Nexaas

Módulo de Recebíveis – Como facilitar a conciliação bancária

26 de fevereiro de 2018, às 17:34

Organizar as finanças de uma empresa, seja ela grande ou pequena, é uma tarefa complicada, que exige responsabilidade, atenção e muita disciplina para evitar erros. Quando se usa um software de gestão financeira para gerenciar as contas da empresa, o gestor tem disponíveis funcionalidades como a automatização do contas a receber, do contas a pagar e até mesmo a conciliação bancária. Entretanto, devido às taxas e prazos negociados diretamente com os bancos, valores e datas acabam não coincidindo com o extrato bancário. 

No caso do boleto bancário, por exemplo, além de ser cobrada uma taxa administrativa, a compensação pode demorar até três dias úteis. O mesmo acontece em relação ao recebimento por cartões de crédito e débito, que também têm suas regras específicas. Dessa forma, fica muito difícil realizar a tarefa de conciliação. A atualização do contas a receber de acordo com os valores e prazos corretos dos recebíveis ajuda a tornar o projeto mais seguro, sem a ocorrência de falhas no percurso. 

Para solucionar esse contratempo, a Nexaas criou um módulo de recebíveis dentro do Myfinance, o software de gestão financeira mais inovador do mercado. Com ele, a conciliação bancária se torna um processo muito mais rápido e prático. 

O que é o módulo de recebíveis? 

O módulo de recebíveis é uma facilidade exclusiva do Myfinance que permite ajustar a previsão de valores e prazos do lojista ou do gestor com a realidade oferecida pelo sistema bancário, tornando mais fácil a conciliação. 

Quando uma empresa não trata os seus recebíveis antes de considerá-lo no contas a receber , o gestor de finanças considera nas suas análises os valores brutos de todos os recebimentos via cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Porém, esses valores não entram integralmente na conta da empresa, uma vez que deles são debitadas as taxas cobradas pelas instituições financeiras. Da mesma forma, o prazo de compensação respeita a negociação firmada entre a empresa e a instituição financeira. Essa dissonância dificulta a conciliação e mascara o planejamento orçamentário.

Porém, quando se conta com o módulo de recebíveis, é possível cadastrar todas as taxas negociadas com os bancos e até mesmo o prazo de entrada dos valores na conta da empresa. O melhor disso é que o fluxo de tratamento dos recebíveis é simples, automático e totalmente online, eliminando a chance de erros. 

Primeiramente, é preciso configurar na plataforma todas as contas de recebíveis, ou seja, todas as formas de pagamento aceitas pela empresa. Nessa etapa, devem ser cadastradas regras, – como taxas,  prazos para compensação bancária, entre outras. Feito o lançamento, é possível cadastrar todas essas informações no módulo dos recebíveis, informando o valor, o centro da receita, a identificação do cliente, entre outros dados.  Dessa maneira, a conciliação torna-se, enfim, possível. 

O módulo de recebíveis é uma funcionalidade exclusiva do Myfinance que possibilita atualizar o contas a receber da empresa com os valores e prazos reais que constam no extrato bancário, poupando o tempo dos gestores e evitando a eventualidade de retrabalhos. 

Quando essa integração é feita, o contas a receber da empresa passa a registrar valores de datas alinhados à realidade do extrato bancário, minimizando confusões na conciliação e permitindo um planejamento orçamentário mais adequado à realidade da empresa.

O Myfinance, desenvolvido pela Nexaas, é o único software de gestão financeira que entrega esse facilitador da gestão financeira. Essa inovação facilita todo o processo de conciliação bancária e torna o trabalho dos gestores financeiros das empresas muito mais produtivo. 

Como todas as soluções desenvolvidas pela Nexaas, o Myfinance também dispõe de APIs públicas que permitem integração com outros sistemas, transformando-se na ferramenta ideal para automatizar a gestão financeira de sua empresa. 

Para saber mais sobre o módulo de recebíveis e todas as facilidades que o Myfinance oferece para sua empresa, visite o site e saiba mais

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.

Antes de ir, baixe esse ebook e

descubra como aumentar as vendas do seu e-commerce

Não se preocupe, suas informações estão seguras conosco.