Blog Nexaas

Módulo de recebíveis – Como ele pode transformar a visão do seu fluxo de caixa?

6 de junho de 2018, às 18:04

Nos dias de hoje, quem trabalha com e-commerce ou conta com um ponto de venda físico sabe que, para crescer e ter bons resultados, é fundamental aceitar diversas formas de pagamento, tais como cartão de crédito, débito automático e boleto bancário.

Entretanto, essas modalidades de pagamento têm uma desvantagem: o lojista não recebe o pagamento no mesmo dia da venda. No caso do boleto bancário, por exemplo, além de ser cobrada uma taxa administrativa, a compensação pode levar até três dias úteis para acontecer, e o mesmo acontece em relação ao recebimento por cartões de crédito e débito, que também têm regras específicas. 

Além disso, existem várias retenções, taxas e impostos envolvidos nesses processos, que afetam o valor líquido recebido pela empresa no final da transação. Dessa maneira, é complicado realizar a conciliação bancária. Mas a atualização do contas a receber da empresa de acordo com os valores e prazos corretos dos recebíveis ajuda a tornar os processos mais seguros, sem erros de percurso. 

O módulo de recebíveis e sua vantagem para as empresas

Para facilitar a tarefa da conciliação e tornar o fluxo de caixa da empresa muito mais preciso, a Nexaas desenvolveu um exclusivo módulo de recebíveis dentro do Myfinance. Com o módulo de recebíveis, a conciliação bancária se torna mais prática e à prova de falhas humanas, afinal, é possível cadastrar todas as taxas negociadas com os bancos e até mesmo o prazo de entrada dos valores na conta da empresa, de uma maneira personalizada. 

O módulo de recebíveis do Myfinance trata todos os recebimentos da empresa de acordo com regras que podem ser pré-configuradas pelo gestor, gerando valores corrigidos no contas a receber com dedução de impostos e data de compensação compatíveis com a realidade do movimento bancário da companhia, tornando mais fácil a conciliação. 

Funciona da seguinte maneira: primeiro, o gestor configura na plataforma todas as contas de recebíveis, ou seja, todas as formas de pagamento que a empresa aceita. Nessa etapa, devem ser criadas as regras a partir dos acordos firmados entre a empresa e as instituições financeiras e operadoras de cartão, como as taxas que incidem sobre esses recebíveis e  os prazos para a compensação bancária, por exemplo.

Feito isso, já é possível cadastrar todas as informações no módulo de recebíveis, informando o valor, o centro da receita, a identificação do cliente, entre outros dados.  Ou seja, o que o módulo de recebíveis faz é atualizar o contas a receber da empresa com os valores e prazos reais que constam no extrato. Dessa forma, o contas a receber pode registrar valores e datas que estejam de acordo com a realidade do movimento bancário da empresa.

Esse processo torna o contas a receber da empresa muito mais personalizado, e permite que o gestor tenha uma visão completa do cenário, visualizando cada valor e prazo com mais precisão. Tudo isso proporciona mais assertividade para a gestão financeira e permite que o planejamento financeiro seja mais adequado à realidade da empresa, transformando a visão do fluxo de caixa, além de reduzir drasticamente a possibilidade de erros humanos. Essa funcionalidade exclusiva também ajuda a economizar o tempo dos gestores e suas equipes, eliminando a necessidade de retrabalho e aumentando a produtividade. 

O módulo de recebíveis pode ser a ajudinha que faltava para revolucionar sua gestão. Quer saber mais sobre essa função exclusiva do Myfinance? Clique aqui e saiba tudo o que ele pode fazer pela sua empresa!

 

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.