Já é hora de trocar seu sistema de gestão empresarial? Aprenda a identificar os sinais

25/01/19
5 min de leitura

As empresas modernas já sabem que é extremamente importante contar com um sistema de gestão empresarial hoje em dia, afinal, ele é capaz de integrar diversos sistemas, automatizar processos e facilitar a rotina corporativa, tornando o ambiente mais produtivo e a gestão mais eficiente. 

O problema é que, com o passar do tempo, pode ser que a empresa identifique a necessidade de trocar de sistema, seja porque ele ficou obsoleto e não acompanhou as modernizações do mercado, seja porque não atende mais às necessidades da organização. Em alguns casos, para o negócio voltar a crescer e ganhar competitividade, é preciso migrar para outro sistema de gestão, mais robusto e com mais funcionalidades.  

Por exemplo, empresas que utilizam ERPs tradicionais, aqueles instalados nos computadores da empresa e que estão sujeitos a falhas de atualização, problemas de versões inflexibilidade, dependência de um provedor, necessidade de input manual de informações, podem acabar descobrindo que essa solução não atende tão bem às demandas corporativas. Nesses casos, o ideal é optar por um sistema em nuvem com módulos independentes, com banco de dados centralizado para automatizar 100% a gestão. 

Neste post vamos explicar quais são os indícios a que você precisa ficar atento para saber se, afinal, já é hora de trocar seu sistema de gestão empresarial. 

Quando a troca de sistema é necessária? 

Normalmente, é preciso migrar para um novo sistema de gestão empresarial quando o antigo não é mais suficiente para o seu negócio e já não é capaz de atender às necessidades de sua rotina. Isso é muito comum quando a empresa utiliza um ERP tradicional instalado em máquina própria, pois os sistemas mais simples normalmente trazem grandes ganhos ao serem implementados mas, conforme a empresa cresce, eles já não dão conta de acompanhar esse desenvolvimento, tornando-se limitados.

Nesses casos, a migração para um sistema de gestão mais sólido e completo pode trazer grandes benefícios, como a modernização dos processos, o ganho de tempo, a redução de despesas, a melhora na organização e na produtividade, entre outras vantagens. 

Principais sinais de que já é hora de mudar de sistema de gestão

Má usabilidade

Um grande indício de que o sistema já está na hora de ser trocado é quando o software utilizado não é funcional e os colaboradores demonstram dificuldade em utilizá-lo. A má usabilidade prejudica a produtividade da equipe, já que os profissionais levam mais tempo na realização de suas tarefas.

Além disso, sistemas de gestão antigos e desatualizados podem apresentar erros que afetam negativamente a rotina da empresa, já que é necessário parar o trabalho muitas vezes para realizar manutenções fora de hora.

Falhas de segurança

Quando o sistema não é mais capaz de controlar as informações da maneira adequada, isso tem impactos negativos na segurança dos dados, o que mina a confiabilidade e a credibilidade da empresa e compromete a integridade das informações sobre o negócio. E isso é muito sério!

Portanto, se as falhas de segurança estão se tornando uma constante, considere a possibilidade de realizar a migração para um sistema mais confiável. 

Falta de escalabilidade

A escalabilidade consiste na capacidade de um software se adaptar ao crescimento da empresa e suportar novas demandas, sem perder a qualidade. 

Essa é uma característica extremamente importante para os sistemas de gestão, pois, quando eles não têm escalabilidade, as rotinas não são executadas do jeito certo, os relatórios ficam incompletos e as funcionalidades oferecidas não se encaixam nos processos da empresa. Se isso está acontecendo, considere um indício de que é hora de trocar de software.

O suporte é inadequado

O suporte prestado pelo desenvolvedor do software deve ser satisfatório e compatível com suas demandas. Vale se perguntar se o atendimento é rápido e proativo, se a empresa está preocupada com seu nível de satisfação, se o treinamento oferecido é adequado, se as soluções dos problemas são propostas de forma ágil, entre outras questões importantes para fazer uma avaliação precisa e verificar se existem boas perspectivas para o relacionamento de sua empresa com a desenvolvedora do sistema. 

A integração não é total

Se você precisa constantemente fazer uso de mil planilhas e ferramentas fora do sistema de gestão, se é necessário investir em outros softwares e fazer “gambiarras” para controlar determinados processos, e se o atual sistema de gestão não permite a integração com outros sistemas já utilizados pela empresa, isso é um sintoma claro de que é hora de mudar. 

O objetivo de investir em um sistema de gestão empresarial é automatizar processos e integrar as diferentes áreas dentro da empresa para uma gestão completamente fluida e dinâmica, à prova de erros. Não faz sentido investir em um sistema que não proporcione essa fluidez, já que, além de perder produtividade, isso ainda pode causar erros e sujeitar a empresa a penalizações. 

O sistema não acompanhou a evolução do negócio

É preciso que o software de gestão empresarial esteja alinhado com a realidade da empresa e acompanhe sua evolução, caso contrário, fica obsoleto. É comum que a ferramenta não acompanhe o crescimento da organização, seja por não ter a solidez necessária, seja por não receber a atualização devida, ou por não contar com todas as funcionalidades que a empresa demanda.

Muitas vezes, os gestores têm várias ideias de melhorias e precisam implementar novos processos, mas são impedidos pela limitação do sistema utilizado. Quando isso acontece, certamente já passou da hora de trocar de software! 

Convencido (a) de que é hora de mudar? 

Ignorar os sinais acima pode fazer com que a sua empresa perca eficiência e produtividade, incorra em erros por falha humana, não tenha controle sobre as suas informações e torne os processos mais complicados e lentos. Por isso, é extremamente importante migrar para um sistema de gestão empresarial mais robusto, moderno e confiável o quanto antes! 

A Nexaas é o sistema de gestão mais confiável do mercado. Desenvolvidas na nuvem, suas soluções permitem total integração entre si e com sistemas externos, ao mesmo tempo que funcionam de maneira autônoma e modular, de acordo com a sua necessidade, proporcionando uma experiência de navegação inédita.

A diferença entre o sistema oferecido pela Nexaas e um ERP tradicional está em sua capacidade de se adaptar a qualquer negócio por ser flexível e ter escalabilidade, o que o torna capaz de acompanhar o desenvolvimento do negócio. Além disso, o banco de dados é centralizado para facilitar a rotina do gestor e suas equipes. Isso tudo permite a automatização da gestão corporativa de ponta a ponta, com toda a segurança de que seu negócio necessita, não importando se é uma empresa de comércio ou de serviços

Quer saber mais? Visite o nosso site e conheça todas as funcionalidades disponíveis!