Fluxo de Caixa – Controle sua empresa sem sustos

20 de abril de 2018, às 15:00

Para manter seu negócio sob controle, seja ele de qual segmento for, é essencial compreender o que é o fluxo de caixa e saber como ele pode ajudar na organização das contas da empresa. Nesse artigo, a gente te explica sobre esse importante conceito e o impacto que ele tem no controle de sua empresa.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma espécie de controle de todas as movimentações financeiras da empresa em um período determinado. Trata-se de uma ferramenta de apoio para o gestor ter uma visão detalhada de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa.

Dependendo dos objetivos e das análises que precisam ser feitas, o fluxo de caixa pode ser diário, semanal ou mensal, e nele constam todas as informações sobre contas a pagar, contas a receber, vendas, despesas, saldos de aplicações, entre outros dados importantes para a tomada de decisões.

Com ele,  é muito mais simples identificar sobras e faltas no caixa em pouco tempo, e, assim, o gestor consegue acompanhar o desempenho da empresa em tempo real e até mesmo fazer um planejamento melhor para o futuro do negócio.

É importante ressaltar também que existe uma diferença entre o fluxo de caixa previsto e o fluxo de caixa realizado. O fluxo de caixa previsto é considerado um planejamento sobre o que se deve receber ou pagar pelo lançamento, enquanto o fluxo de caixa realizado é o valor que foi efetivamente recebido ou pago pelo lançamento. Pode ser considerado como o que está acontecendo no momento, permitindo uma análise racional do cenário.

Para que controlar o fluxo de caixa?

Existem diversos motivos para realizar o controle do fluxo de caixa de uma empresa. Dentre os principais, podemos enfatizar que, com ele, o gestor consegue fazer avaliações melhores do cenário financeiro, identificar onde está sobrando ou faltando dinheiro, e se a empresa está passando por apuros financeiros no período avaliado.

Com esse controle bem feito, é possível antecipar decisões, planejar melhor as entradas e saídas de caixa, identificar se será necessário um aporte de recursos de terceiros e até mesmo descobrir se será necessário fazer ajustes de preços.

Nesse post, a gente fala mais sobre os benefícios de elaborar um fluxo de caixa eficiente.

Como fazer um fluxo de caixa para o seu negócio?

Para realizar um bom fluxo de caixa, o ideal é utilizar um software de gestão como o Myfinance, para agilizar e otimizar o controle financeiro, tornando-o mais simples e objetivo. Nessa postagem do blog, a gente dá dicas preciosas para a elaboração de um fluxo de caixa eficiente, que fará toda a diferença em seus negócios. Não deixe de conferir!

 

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.

Antes de ir, baixe esse ebook e

descubra como aumentar as vendas do seu e-commerce

Não se preocupe, suas informações estão seguras conosco.