Entenda de uma vez por todas a diferença entre chefe e líder!

Entenda de uma vez por todas a diferenças entre chefe e líder!

13 de fevereiro de 2017, às 10:35

Você ainda acredita que chefia é sinônimo de liderança? Então saiba que os tempos da gestão autocrática acabaram, e existe uma grande diferença entre chefe e líder. Hoje, as novas gerações privilegiam cada vez mais valores como a autorrealização, a qualidade de vida e, acima de tudo, a colaboração.

Nesse cenário, não basta ocupar um cargo de supervisão ou gerência para garantir a harmonia do grupo. É preciso ir além! Para começar, você deve assumir uma postura de liderança.

Acontece que muitos ainda têm a ilusão de que, por ocuparem um cargo de chefia, já são automaticamente líderes natos. Nesse artigo, provaremos que isso não é verdade. Confira a seguir a diferença entre chefe e líder:

Líderes são reconhecidos pelo grupo

Em primeiro lugar, é preciso compreender a primeira grande diferença entre um líder e um chefe. O chefe é uma pessoa que apenas ocupa um cargo de hierarquia superior na organização, promovida por critérios internos, que podem ser a conquista de resultados, o grau de especialização em determinada matéria ou, até mesmo, o tempo de casa.

O líder, por outro lado, não precisa de uma promoção para ser reconhecido como tal: basta que seja reconhecido pelo grupo. São os outros colaboradores que atribuem a legitimidade a ele.

A liderança, portanto, transcende o cargo ocupado. Dessa forma, até mesmo um colaborador que realize a função mais básica na empresa pode ser reconhecido como tal.

Líderes possuem características marcantes

Agora, como conquistar o reconhecimento dos colaboradores? Na história, temos inúmeros exemplos de liderança: de Margaret Thatcher a Barack Obama.

Todos guardam consigo características diferentes, no entanto, conquistaram a confiança de milhões de pessoas da mesma forma. Em outras palavras, não existe uma poção mágica capaz de transformar uma pessoa em líder do dia para a noite.

Então, o que deve ser feito? Embora não exista um padrão que possa ser aplicado de forma generalizada, existem, sim, traços que diferenciam os líderes. Thatcher, por exemplo, era reconhecida pela assertividade: sempre mantinha coerência entre as palavras e as ações.

Por outro lado, Barack Obama é lembrado pelo carisma e pela autoconfiança. São essas características que inspiram os colaboradores. Esse assunto será abordado logo a seguir.

Líderes inspiram os colaboradores

Chefe. No imaginário popular, a palavra costuma remeter a características negativas, como a intransigência e a insensibilidade. A liderança, por outro lado, nos traz a ideia de colaboração, união, entre outras. Essa é uma importante diferença entre chefe e líder. O último é capaz de inspirar os colaboradores e garantir a coesão entre as equipes.

Para isso, além de reforçar as características de liderança mencionadas anteriormente, é fundamental que o líder se comprometa com as suas equipes, participando ativamente da rotina operacional do negócio – e não apenas supervisionar, como um verdadeiro “monarca”.

Assim, além de inspirar cada um dos profissionais, ele consegue direcionar todos para o mesmo caminho, o que certamente é muito benéfico para a empresa como um todo.

E então, conseguiu entender a diferença entre chefe e líder? Para você, qual é o maior exemplo de liderança que já surgiu na história? Deixe sua opinião nos comentários!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.