Economia da recorrência – Por que as empresas estão migrando para esse modelo?

6/04/18
3 min de leitura

A chamada economia da recorrência está se tornando cada vez mais popular entre as empresas, porém, esse conceito ainda suscita muitas dúvidas. Você sabe o que é a economia da recorrência e quais são as suas vantagens para as empresas que a adotam? A gente explica direitinho nesse post.

O que é economia da recorrência

A economia da recorrência é um modelo de cobrança que se caracteriza pelo oferecimento de um produto ou serviço por meio de assinaturas e cobrado mensalmente, de maneira automática, ao invés de ofertar o produto em si. Nesse modelo, o cliente paga, de forma recorrente, para usufruir dos benefícios do serviço que está contratando. Para exemplificar, é possível citar serviços como Netflix, Amazon Unlimited e Spotify, que vendem assinaturas de planos.

O mesmo acontece com softwares como serviço (SaaS). Com a modernização da tecnologia e a popularização do armazenamento em nuvem, atualmente a maioria dos softwares são comercializados por meio de assinaturas com pagamento recorrente, ao invés de ser instalados no computador do cliente. Isso permite muito mais mobilidade e praticidade, além de facilitar a instalação e manutenção.  

Vantagens da economia da recorrência

Além da inegável praticidade conferida pelo sistema de cobranças recorrentes, debitadas automaticamente a cada mês, a economia tem outras vantagens para as empresas. Uma delas é permitir que o gestor automatize as cobranças sem preocupações desnecessárias com a renovação, eventuais reajustes, emissão de boletos, prazos de vencimento e muito menos com inadimplência dos clientes. 

Além disso, a economia da recorrência promove maior fidelização do cliente, por ser uma cobrança automática e periódica. Traz também outros benefícios claros, como a redução do custo de aquisição do cliente, a possibilidade de previsão do faturamento de maneira bem realista, e a estabilidade do fluxo de caixa.

Uma vantagem extra que poderíamos citar é que, por proporcionar naturalmente um contato mais próximo com os clientes, apostar no modelo de economia da recorrência também pode ajudar a promover a venda de outros produtos ou serviços da mesma empresa em um pacote, fazendo um cross-selling e, assim, aumentar o ticket mensal

É preciso, contudo, ficar atento ao pós-venda e ao relacionamento com os clientes, pois, para esse modelo funcionar perfeitamente, é necessário que o cliente esteja 100% satisfeito com o serviço, caso contrário, ele cancelará a assinatura e não haverá lucro. 

Por que contratar um software por esse modelo de cobrança? 

Para que uma empresa tenha bons resultados, é muito importante contar com uma gestão totalmente automatizada e, nesse sentido, um bom software focado na gestão de recorrências, capaz de gerenciar planos, contratos, cobranças e pagamentos, é fundamental. 

O Billimatic, software desenvolvido pela Nexaas, oferece esse modelo de cobrança e facilita a vida do gestor ao automatizar o faturamento das empresas. Com o Billimatic, é muito fácil configurar e gerenciar cobranças e faturamentos recorrentes de forma intuitiva, aumentando a lucratividade da empresa e melhorando a produtividade do gestor e de suas equipes. 

Além disso, o Billimatic se integra via API com os maiores ERPs do mercado, como o MyFinance, SAP, Oracle e Totvs, proporcionando uma gestão automatizada de ponta a ponta e permitindo que o gestor tenha uma visão completa do negócio em tempo real. 

Quer saber como o Billimatic pode ajudar a sua gestão? Teste agora e conheça todas as funcionalidades