Blog Nexaas

Dia do Cliente – Sua loja surfou essa onda?

8 de outubro de 2018, às 15:08

Recentemente, foi comemorado o Dia do Cliente, uma data importantíssima para o varejo. Na data, celebrada em 15 de setembro, lojas dos mais variados segmentos aproveitaram para fazer promoções, liquidar o estoque, praticar descontos atrativos e conquistar mais clientes. Além de atrair mais público, essa importante data comercial também ajuda a potencializar as vendas e fidelizar quem já tinha o costume de comprar na loja. 

Uma pesquisa conduzida pela Social Miner em parceria com a Loja Integrada, indicou que mais de 88% dos entrevistados afirmaram ter comprado algo no Dia do Cliente em 2018, sendo a maior parte das compras parceladas no cartão: 30% delas divididas em três vezes e 22% em cinco vezes. Já as compras parceladas em até dez vezes aumentaram 254% em relação à edição anterior, em 2017.

As promoções são o maior chamariz para potencializar as vendas, uma vez que 75% dos consumidores entrevistados disseram que costumam acompanhar as promoções oferecidas por seus e-commerces favoritos.

Dentre os compradores, a maior parte tem entre 25 e 34 anos e afirma que o fator mais determinante para realizar um pedido em uma loja online é a confiança, pois é importante ter a garantia de que o produto chegará são e salvo em sua casa. Em seguida, os clientes consideram o preço e o tempo de entrega na hora de tomar sua decisão de compra. Uma parte dos entrevistados ainda aponta que as formas de pagamento aceitas pelo e-commerce também são decisivas na hora de efetuar um pedido.  

O que motivou as pessoas a comprarem no Dia do Cliente?

Ao contrário da Black Friday, que já é conhecidíssima em solo nacional, o Dia do Cliente ainda não é tão disseminado entre o grande público, ou seja, há muita oportunidade de crescimento para as empresas que desejarem abraçar essa celebração. Menos explorada do que outras datas sazonais, essa iniciativa tem muito a se expandir no cenário virtual. 

Quase 50% dos entrevistados declararam não se sentir confortáveis em comprar em uma loja virtual desconhecida, por medo de ficar no prejuízo. Outro insight interessante é que, em geral, as pessoas já sabiam o que desejavam adquirir quando entraram nos sites. Isso nos leva a pensar que as vendas por impulso, que têm por base anúncios genéricos e sem personalização alguma, não foram representativas no Dia do Cliente. Para vender bem nessa data, é necessário conhecer bem o consumidor, entender suas demandas e oferecer produtos que, de fato, atendam às suas necessidades. Assim, seu público achará mais difícil resistir às suas promoções. 

O perfil de acesso, cadastro e navegação no Dia do Cliente 

Dentre as fontes de tráfego mais representativas para a data, o Google foi campeão, tanto no acesso orgânico quanto nos anúncios patrocinados, seguido de e-mail marketing e acesso direto. O que esses dados nos revela é que a melhor estratégia é apostar nos ads visando a promover maior conexão com a marca e a criar novas oportunidades de conversão. 

No que se refere aos cadastros realizados, o período do Dia do Cliente contou com dois principais picos de cadastros, um no dia 9 de setembro e outro a partir do dia 14, a sexta-feira anterior ao evento. O crescimento se manteve ao longo do fim de semana.  Essa é uma oportunidade imperdível para as empresas investirem cada vez mais nos variados canais de relacionamento, como as notificações push e as comunicações por e-mail marketing personalizadas para interagir com os consumidores. 

A categoria que mais registrou cadastros foi a de hotéis e viagens, com 25,19% do total de cadastros realizados, seguida do setor de eletrodomésticos com 23,13%, aparelhos eletrônicos, com 21,94% e bebidas, com 21,41%. 

Também é importante pontuar a participação dos dispositivos móveis no Dia do Cliente. As vendas feitas por smartphone ou tablet vêm crescendo, o que corrobora a importância de investir em sites com design responsivo para proporcionar melhor experiência aos usuários. 

Visitas e vendas no Dia do Cliente

De um modo geral, as lojas virtuais apresentaram um pico de vendas no dia 3 de setembro, mas conforme o Dia do Cliente foi se aproximando, as conversões também aumentaram, com altas entre os dias 11 e 12 e no dia 14 de setembro. 

O início da semana, entre segundas e quartas-feiras, apresentaram as maiores taxas de conversão em vendas, com quedas nos finais de semana, um movimento esperado de mercado.  A semana do dia 10 a 16 de setembro, contudo, apresentou um crescimento de 10,15% em relação ao restante do mês, o que mostra que os consumidores realmente aproveitaram para comprar com desconto.

A categoria campeã de vendas no Dia do Cliente 2018 foi a de beleza e saúde, que representou 31% do total das vendas e, de quebra, apresentou o maior crescimento em relação ao histórico do segundo semestre de 2018. Além disso, outros setores, como o de moda, informática, livraria e multivarejo também tiveram destaque. 

O grau de fidelização dos clientes 

Um fato muito interessante que apareceu na pesquisa é que somente 7,3% dos compradores do Dia do Cliente eram recorrentes, o que nos leva a pensar que as empresas estão investindo pouco na construção de relacionamento com seus clientes atuais, aqueles que já fizeram compras anteriormente e estão familiarizados com a loja. Isso é um erro, pois é muito mais fácil e barato convencer um cliente antigo a efetuar um novo pedido do que “ganhar” um cliente novo do zero. 

Mais de 75% dos respondentes afirmaram ter o costume de ficar de olho nas promoções das suas lojas virtuais preferidas para “garimpar” os melhores descontos, o que leva à conclusão de que, nas datas sazonais, seria mais fácil vender novamente para clientes antigos caso as lojas direcionassem seus esforços para esse objetivo. 

Tendo isso em vista, é importante que, uma vez conquistado o cliente, a empresa mova mundos e fundos para mantê-lo conectado e engajado, aumentando a probabilidade de que ele se torne fiel à marca e diminuindo a jornada de compra, já que ele não precisará passar por todas as fases novamente, uma vez que já se relaciona com a empresa.

 

Sua empresa aproveitou o Dia do Cliente de 2018 para investir mais no relacionamento com os consumidores e multiplicar as conversões?  Esperamos que sim! 

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.