Blog Nexaas

Copa do Mundo 2018 – O que a sua loja tem a ver com o maior evento mundial de futebol?

13 de junho de 2018, às 14:56

A Copa do Mundo 2018 está batendo à porta e, quer você goste ou não de futebol, saiba que o evento esportivo mais importante do mundo pode causar mais impactos do que você imagina. Nesse post, vamos explicar o que o maior evento mundial de futebol tem a ver com a sua loja online!

Segundo dados do eMarketer, o e-commerce brasileiro deve arrecadar, somente em 2018, cerca de R$ 87 bilhões, e o PIB (Produto Interno Bruto) do país deve crescer 2,5%. Isso, em tese, aumentaria o poder de compra da população e as oportunidades de crescimento no varejo, afinal, se seus potenciais clientes estão com dinheiro para consumir, é necessário aproveitar as mais de 94 milhões de buscas feitas em lojas virtuais pela internet, investir em marketing e em comunicação para atrair mais público e convencer os visitantes a efetivamente converterem. 

Assim como acontece em uma competição esportiva, quem está mais bem treinado costuma se dar melhor. Em outras palavras, uma empresa bem preparada tem muito mais chances de aproveitar esse crescimento e faturar muito durante o ano. O importante, nesse momento, é identificar demandas, oportunidades, procurar brechas e nichos ainda pouco explorados e trilhar seu próprio caminho rumo ao sucesso nas vendas.

E como fazer isso? Bom, a resposta não é nenhuma novidade, mas é sempre bom lembrar: investindo em preços competitivos, boas condições de pagamento, excelência no atendimento ao cliente e no pós-venda, variedade de produtos, disponibilidade no estoque e logística para uma entrega eficiente. 

Quem quiser lucrar, não só em ano de Copa, mas também para o resto da vida, deve investir em tecnologia e inovação, nos sistemas de pagamentos e em segurança para os clientes, além, é claro, de apostar em melhorias na logística, que é, hoje, um dos principais problemas enfrentados pelo e-commerce, já que uma parcela do público prefere pesquisar os preços pela internet mas realizar a compra em lojas físicas. 

Outro ponto importante que deve ser lembrado por empresas que desejem bater um bolão é apostar no mobile. Investir em um site responsivo ou em um aplicativo facilita a compra e melhora a experiência do usuário, aumentando as chances de conversão. As compras online feitas por dispositivos móveis são uma tendência que veio para ficar. Só em 2017, algo em torno de 27% de todas as compras feitas em lojas virtuais se deram através do smartphone ou tablet, e esse número tende a crescer ainda mais em um futuro próximo. 

Em um cenário em que, segundo dados da Forrester, metade dos varejistas que atuam online não disponibilizam um sistema de compra através de dispositivos móveis, se destacar no mobile commerce pode ser a tática certeira para marcar muitos gols. Além disso, vale lembrar que investir no poder das mídias sociais e no conteúdo continua sendo uma estratégia positiva para alavancar as vendas.

Não são só os atacantes brasileiros que precisarão driblar os adversários em ano de Copa do Mundo. Quem pretende se dar bem no varejo online também precisa, cada vez mais, se manter no ataque para que os resultados sejam títulos e mais títulos na hora de fechar o mês. 

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.