Blog Nexaas

Controle de estoque – Como proteger esse ativo circulante da empresa

9 de maio de 2018, às 14:44

O controle do estoque é imprescindível para o sucesso financeiro, afinal, sem esse controle, a empresa pode perder vendas e, ainda por cima, ter que lidar com a falta de matérias-primas ou de mercadorias. Nesse post, você vai ficar sabendo, exatamente, o que é o controle de estoque, qual é a sua importância para os negócios e como utilizá-lo para proteger o estoque – considerado, para fins cont[abeis, um ativo circulante da empresa.

O que é controle de estoque

O controle de estoque é o procedimento de registrar, armazenar, organizar e gerenciar todas as entradas e saídas de equipamentos, ferramentas de trabalho, produtos vendidos e matérias-primas. Basicamente, trata-se de controlar tudo aquilo que entra e que sai da empresa, a fim de prevenir problemas e acabar perdendo dinheiro.

Por que você precisa realizar o controle de estoque

O controle de estoque é primordial e não deve ser negligenciado. Além de evitar desperdícios e ajudar a aproveitar melhor o espaço físico da empresa, controlar o estoque também traz outras imensas vantagens, como proporcionar uma gestão de compras e de mercadorias mais eficiente e produtiva, otimizar os investimentos na área, reduzir perdas e proporcionar uma melhor visão do cenário por parte do gestor, o que, por sua vez, permite compreender exatamente quais produtos saem mais e, com base nesses dados, fazer melhores estimativas de vendas, de produção e de pedidos para os fornecedores.

No que diz respeito ao controle de estoque, existem dois aspectos: o aspecto físico, que dá conta da organização da operação, como a arrumação dos itens em estoque, o trânsito de produtos e questões burocráticas relativas a tais processos; e os aspecto contábil, que se refere à maneira como o estoque será contabilizado na hora de realizar o balanço da empresa.

Dependendo do porte do negócio, o controle de estoque pode ser feito de diversas maneiras, desde anotando manualmente até usando as velhas planilhas de Excel. Entretanto, nós recomendamos fortemente o uso de um sistema específico que realize o controle do estoque de uma forma mais automática, principalmente no caso de empresas médias e grandes.

Como fazer o controle de estoque de forma prática, simples e segura

Métodos manuais são passíveis de erros que podem colocar seu patrimônio em risco, além de demandarem muito tempo, atenção e energia do gestor e de sua equipe. Por isso, é muito mais simples e seguro investir em um sistema que proporcione um controle de estoque automático, como é o caso do PDVend, parceiro do grupo Nexaas.

Com o PDVend, é possível gerenciar o fluxo do estoque através da entrada e da retirada de produtos automaticamente, de uma maneira intuitiva a muito eficiente. Essa ferramenta permite que o gestor tenha mais liberdade e maior controle para saber exatamente quando os produtos estiverem se esgotando e, assim, conseguir repor no momento correto.

O PDVend permite que o gestor controle seu negócio a distância, a qualquer hora do dia, bastando para isso dispor de um aparelho com acesso à internet, incluindo os dispositivos móveis. São vários benefícios para melhorar sua gestão e lucrar muito mais.

Quer conhecer a fundo os benefícios do PDVend para auxiliar no controle de estoque e proteger o patrimônio de sua empresa? Clique aqui para testar gratuitamente durante sete dias!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.