Contador – Confira 5 dicas para melhorar a performance do seu escritório

27/06/18
4 min de leitura

Captar mais clientes para um escritório de contabilidade pode ser uma tarefa desafiadora, afinal, trata-se de um mercado em que a concorrência é acirradíssima. Mas a boa notícia é que é, sim, possível aumentar a captação de clientes para seu escritório contábil e, consequentemente, melhorar a lucratividade. Nesse post, a gente dá 5 dicas de como fazer isso. 

1- Defina seu nicho

Você não precisa, necessariamente, oferecer todos os serviços de contabilidade possíveis, mas sim aqueles de que o seu cliente precisa. É possível especificar em quais nichos você quer se especializar, e focar neles. A definição dos nichos do escritório deve ser feita com atenção e cautela. Para tanto, é necessário fazer uma análise minuciosa da sua cartela de clientes (os atuais e os potenciais), descobrir quais são suas necessidades, definir os pontos-chave que devem ser atingidos e bolar uma estratégia para suprir essa demanda. 

Essa definição de nicho permite que seu escritório se especialize em um determinado segmento e preste um atendimento diferenciado e personalizado. É possível, inclusive, prestar consultorias contábeis especializadas nos segmentos dos clientes, o que funciona como um belo diferencial perante a concorrência. 

2- Não negligencie seus clientes antigos

É claro que ganhar novos clientes é sempre muito bom, mas tenha em mente de que é muito mais fácil e barato manter um cliente antigo do que conquistar um novo. Por isso, é preciso pensar em fidelizar seus clientes atuais. 

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas é considerar o tempo de vida de cada cliente, seu perfil, e montar uma estratégia de vendas que foque nesses fatores. Outra possibilidade é fazer um planejamento de marketing visando à manutenção e à fidelização dos clientes atuais.

É possível, ainda, fazer uma pesquisa de mercado para descobrir em que serviços complementares esses clientes possam estar interessados e, então, passar a ofertar tais serviços. O ponto importante é ter um diferencial que faça com que seu cliente nem cogite a hipótese de migrar para o escritório do concorrente. 

3- Tenha uma presença ativa na internet

Hoje em dia, não se pode negligenciar a internet como um canal para fechar negócios ou, ao menos,  ter um primeiro contato com potenciais clientes. Com o auxílio das ferramentas e estratégias que a internet proporciona, é possível atrair a atenção de novos públicos, ganhar visibilidade e reconhecimento e, é claro, fechar vendas. 

Por isso, o escritório contábil que queira aumentar a clientela precisa melhorar sua presença online, fazendo um bom uso das mídias sociais, produzindo conteúdo de qualidade, tendo um site completo e atualizado e um blog corporativo alimentado regularmente, apostando no poder da comunicação e da publicidade, entre outras maneiras de fazer com que a empresa seja lembrada. Isso tudo confere credibilidade à empresa e a ajuda a se destacar frente à concorrência.

4- Abrace a tecnologia

O setor contábil vem passando por transformações nos últimos tempos, como, por exemplo, a necessidade do envio de dados em um formato digital para os órgãos públicos. A contabilidade está se tornando cada vez mais digital e, por isso, investir em um bom software de contabilidade é primordial para conseguir melhores resultados.

O contador encontra na tecnologia uma maneira de tornar o seu negócio escalonável, pois não precisa contratar necessariamente mais colaboradores para ter mais clientes, afinal, um único colaborador consegue processar os dados de cem ou de mil clientes realizando as mesmas tarefas se utilizar sistemas de gestão que permitam integração, como o ContabilOne e o Myfinance.

O ContabilOne, inclusive, é o software contábil mais completo e confiável do mercado, permitindo que a gestão e o controle da contabilidade de empresas de qualquer porte e segmento sejam feitos 100% online, com agilidade e segurança. Se você quiser testar, dá para contratar o sistema pelo próprio site, basta clicar aqui!

5- Aposte no BPO para melhorar seu desempenho

 

Uma ótima maneira para melhorar a performance de seu escritório de contabilidade é apostar na tecnologia para melhorar o fluxo de processos e melhorar a produtividade, o que acaba refletindo no desempenho da empresa. Nesse sentido, o BPO pode ser de grande utilidade! 

O BPO significa Business Process Outsourcing, ou simplesmente Terceirização de Processos de Negócio. Trata-se, na prática, de um tipo específico de terceirização com foco no uso de tecnologia e inovação para otimizar ou viabilizar processos. Com ele, é mais simples delegar tarefas burocráticas e passíveis de automação para empresas especializadas, permitindo focar exclusivamente nas tarefas estratégicas do seu negócio.

Trazendo esse conceito para o mercado da contabilidade, seria possível, por exemplo, utilizar o BPO para terceirizar os processos secundários e deixar os contadores livres para focar em suas funções, entregando serviços impecáveis aos clientes.

A Nexaas oferece o serviço de BPO e é a solução perfeita para auxiliar os escritórios contábeis a desenvolver estratégias personalizadas. Com essa parceria,  pode ser muito mais viável alcançar o mercado sem ter que investir fortunas com marketing e utilizar a tecnologia para otimizar a qualidade da entrega dos serviços contábeis prestados pelo seu escritório.

Quer saber mais sobre esse assunto? Visite o nosso site e conheça todas as soluções que temos a oferecer para otimizar o seu negócio.