Contador, aprenda a otimizar seu tempo e conquiste mais clientes!

Contador, aprenda a otimizar seu tempo e conquiste mais clientes!

24 de fevereiro de 2017, às 11:48

O mercado contábil é um setor bem disputado. Além de fidelizar o cliente e deixá-lo satisfeito com os serviços prestados, o sucesso do profissional de contabilidade ainda depende da otimização de processos, afim de garantir menos tempo na execução dos trabalhos, reduzir o percentual de erros e os custos operacionais.

No post de hoje trouxemos algumas dicas que vão ajudar você, contador, a gerenciar melhor seu tempo e conquistar ainda mais clientes. Confira no final do post um infográfico especial que preparamos para você!

1. Pare com os métodos antigos

O mundo muda a todo momento e precisamos acompanhar essas transformações para não acabar ficando para trás. O mercado não aceita algumas práticas de antes, como, por exemplo, o profissional que baseia suas estratégias de relacionamento entregando somente cartões de visitas e panfletos com seus serviços.

Apesar desse material ainda ser usado e ter seu grau de importância, a internet e as redes sociais chegaram para melhorar essa comunicação.

Outro procedimento antigo e que ainda vemos com bastante frequência é o ato de enviar documentos fisicamente, seja via correio ou entrega expressa. Na maior parte das vezes, uma simples troca de e-mails ou compartilhamento através de uma ferramenta online é o suficiente, além de ser menos danoso ao meio ambiente.

2. Utilize uma ferramenta para agilizar processos

Hoje em dia existem diversas opções de sistemas contábeis que ajudam a melhorar o trabalho do profissional de contabilidade e, certamente, o custo para a contratação desse serviço é bem inferior ao custo do tempo gasto com trabalhos manuais.

Além de reduzir drasticamente as chances de erros, com essas ferramentas você não corre o risco de perder documentos em transações e nem passa horas atualizando taxas. O ContabilOne, por exemplo, é uma solução feita de contadores para contadores. É a única ferramenta do mercado que implementou telas e funções especialmente dedicadas ao profissional de contabilidade. Ainda tem outras vantagens, como:

  • Armazenamento de dados em uma única plataforma
  • Classificação automática de lançamentos
  • Segurança e garantia através de certificados SSL
  • Anexo de arquivos e documentos
  • Integração com clientes e multi-empresas
  • Constantes melhorias para atender às suas necessidades
  • Níveis e dígitos na estrutura do Plano de Contas

3. Mapear os processos

Todas as atividades mantidas por um ou mais departamentos precisam ser mapeadas, da entrada à saída. Nesse momento, os colaboradores devem ter participação, já que estão envolvidos diretamente nas operações e seria bom contar com suas opiniões de como otimizar processos no seu escritório. O mapeamento também é importante para identificar falhas nas informações e corrigir o fluxo.

4. Conte com uma equipe treinada

De nada adianta contratar os melhores softwares de contabilidade e mapear os processos se os colaboradores não estão no mesmo barco que você. É preciso ter pessoas capacitadas, que estejam dispostas a utilizar as ferramentas adotadas e se adaptar à cultura da empresa.

5. Monitore o desempenho

Após ter as melhorias aplicadas, é preciso medir o ganho de produtividade no seu escritório. Por isso, é importante que você tenha informações sobre o cenário anterior para apresentar os resultados à equipe.

Você pode mostrar, por exemplo, o tempo de trabalho desempenhado, a quantidade de lançamentos em um determinado intervalo de tempo ou o número de obrigações fiscais enviadas.

Entender como otimizar processos é essencial. Com nossas dicas, os serviços prestados por você ganharão ainda mais qualidade e eficiência, além de ganhar mais tempo para você conquistar mais clientes e aumentar seu faturamento.

 

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.