Confraternização da empresa – como ela influencia a motivação das equipes?

5/12/18
4 min de leitura

Fim de ano é, provavelmente, a época mais celebrada. Uma das comemorações mais clássicas é, sem dúvida, a festa de confraternização da empresa, aquele momento em que todos deixam os crachás de lado e festejam mais um ano de conquistas! 

As famosas “festas da firma” não são apenas um momento de descontração, mas também eventos sociais importantíssimos para contribuir com a integração e o engajamento entre as equipes. Muitas vezes, a rotina corrida impede os colaboradores de interagir tanto entre si, portanto, a confraternização é o momento ideal para colocar a conversa em dia e reforçar os laços entre os colegas de trabalho. Além disso, a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso de uma organização, e as festas de fim de ano são ótimas maneiras de deixá-los mais satisfeitos. 

No fim das contas, a confraternização empresarial de fim de ano acaba atuando como uma importante estratégia de endormarketing, ao valorizar a importância de todos os trabalhadores e transformar sua visão sobre seus papéis dentro da empresa, além de fazê-los compreender o quanto são importantes para a organização. Isso faz com que eles considerem suas atividades como grandes oportunidades de se desenvolver profissionalmente e passam a atuar como aliados da empresa, comprometidos com os resultados e com o crescimento dos negócios. Depois da comemoração, os profissionais tendem a ver sua função não somente como apenas um trabalho, mas como um meio de alcançar a realização pessoal e profissional.

Confira a seguir mais alguns benefícios de realizar uma confraternização de fim de ano em sua empresa

Estimula a renovação

Uma das vantagens de fazer uma festa de confraternização, mesmo que pequena, é marcar um novo ciclo na empresa. É no fim do ano que as pessoas se encontram mais dispostas a esquecer os problemas, renovar as esperanças e focar nos objetivos futuros. É o momento de relembrar os desafios superados e os resultados obtidos

Por isso, encerre o ciclo e inicie um novo de uma forma simbólica, convidando todos os profissionais da empresa para confraternizarem! 

Ajuda a descontrair o ambiente de trabalho

A rotina turbulenta nem sempre dá tempo para que os colaboradores da empresa conversem entre si, e a confraternização corporativa é uma excelente oportunidade para promover a reunião das equipes de uma forma leve e descontraída. Isso tira o peso do ambiente de trabalho e favorece a harmonia.

Além disso, a proximidade gerada ajuda a diminuir os conflitos pessoais dentro da empresa, que são um pesadelo para a área de RH. Ao promover a interação, ajuda-se a favorecer a construção de um ambiente de trabalho mais agradável, o que traz benefícios a todos. 

Possibilita a integração entre setores

No ambiente corporativo, é bem comum que os colaboradores só interajam com as pessoas de seus próprios setores. A confraternização da empresa é um momento propício para encurtar essa distância e promover uma maior integração entre diferentes times

Com a criação de laços com os colegas de trabalho, os profissionais tendem a colaborar mais com as outras equipes e, com isso, as chances de sucesso da empresa aumentam! 

Reforça a cultura organizacional

Eventos como a festa de confraternização ajudam a reforçar a cultura e os valores da empresa. Neles, é possível destacar as equipes e profissionais que não mediram esforços em prol do sucesso do negócio e relembrar a importância da missão e dos objetivos da organização. Essa atitude incentiva as pessoas a se identificarem e terem mais comprometimento com a cultura da empresa.

É um canal de marketing

Os eventos da empresa também podem servir como uma maneira de vender uma imagem positiva nas mídias sociais. Afinal, a divulgação de fotos e informações sobre a confraternização pode impactar a maneira como os consumidores enxergam a empresa, pois todos admiram uma organização que valoriza seus funcionários e está preocupada com sua satisfação.

Valoriza os profissionais

Quando a empresa faz todo um esforço e reserva parte de seu orçamento para promover uma confraternização com os funcionários, os profissionais entendem esse gesto como uma valorização do capital humano. E essa iniciativa é vista como um reconhecimento dos esforços empregados ao longo do ano para o crescimento da organização. Nesses eventos, ainda é possível homenagear e agradecer a dedicação dos colaboradores, gerando um sentimento de pertencimento que produz engajamento.

Motiva os colaboradores

Conforme já explicamos, promover uma confraternização na empresa ajuda os colaboradores a se sentirem reconhecidos e valorizados. Assim, eles acabam mais motivados a realizar suas tarefas com eficiência. Fazer com que eles se sintam parte de uma equipe de sucesso aumenta o engajamento e eleva o nível de performance, contribuindo para aumentar a produtividade e a lucratividade.

Vale lembrar que cobranças, reclamações e explicações sobre reestruturação da empresa ou cortes de gastos devem ficar para outro momento, ok? No dia da confraternização, assuntos áridos devem ser evitados ao máximo!  

 

Como você pode perceber, realizar uma confraternização de fim de ano não é só é uma mera convenção, mas também uma forma eficiente de manter os colaboradores motivados, engajados e com uma visão positiva da empresa. É uma grande oportunidade para integrar suas equipes e promover resultados ainda melhores.

O que você está planejando para a confraternização de sua empresa esse ano?