Confira o checklist de Natal para seu ecommerce vender mais

3/12/18
4 min de leitura

Chegou aquela época do ano em que as empresas precisam se preparar para as datas comemorativas de Natal e Ano Novo, eventos que sempre aquecem o varejo. O Natal está, historicamente, associado ao costume de presentear amigos e familiares, e é, portanto uma oportunidade imperdível para as lojas online venderem muito mais. 

Quer saber como fazer para impulsionar as conversões neste Natal? Então confira o checklist exclusivo que preparamos para você! 

Entenda os hábitos de consumo de seu cliente 

Entender o comportamento do cliente, seu perfil e suas preferências ajuda a segmentar a estratégia de vendas. Assim, você saberá exatamente o que oferecer ao seu consumidor, qual deve ser a abordagem e como fechar a venda. Para isso, coletar e analisar os dados de cadastro e o histórico é fundamental. 

Mantenha os clientes em contato 

Mais do que conquistar novos clientes, é preciso garantir a fidelização dos antigos. Por isso, mantenha contato com eles, utilizando ferramentas como o e-mail marketing ou as mídias sociais. Em sua comunicação, desperte a curiosidade dos consumidores, instigando-os sobre as novidades que a loja está planejando para o Natal. Assim, eles estarão muito mais propensos a comprar. 

Construa um ambiente natalino

Não pense que investir na decoração de Natal é prerrogativa apenas das lojas físicas! Uma dica muito legal é personalizar o layout de seu e-commerce para uma temática natalina, ajudando os visitantes a entrarem no clima desde já! Aposte na criatividade nesse momento, afinal, os clientes adoram novidades! 

Planeje suas vitrines 

Os produtos expostos nas vitrines do site podem fazer toda a diferença. Procure aumentar a exposição dos lançamentos e dos produtos queridinhos, ou seja, os mais vendidos da loja.

Alie isso à observação do comportamento do cliente: se quem se interessa por um produto normalmente também se interessa por outro complementar, pode ser uma boa colocar essas duas mercadorias juntas e aumentar a chance de vendas. 

Invista na experiência do cliente

Em uma época de aquecimento nas vendas, tudo em seu site, das vitrines ao checkout, deve estar preparado para fornecer a melhor experiência possível aos clientes. O processo de compra deve ser ágil e intuitivo, o site não pode travar nem apresentar erros, e o sistema de cadastro precisa ser rápido. Isso diminui a chance de que o cliente desista das compras na hora H. Portanto, proporcione a melhor experiência possível para seus usuários e veja as conversões aumentarem!

Faça promoções

A dica de ouro é sempre usar as datas comemorativas para impulsionar as vendas e estimular o cliente a comprar. Por isso, aproveite o período das festas natalinas para fazer promoções.

Monte combos com desconto especial e kits prontos, já com embalagem para presente. Faça promoções do tipo “leve 3 e pague 2”. Ofereça descontos cumulativos de acordo com o número de itens adquiridos. Essas ações têm tudo a ver com a cultura natalina de distribuição de presentes e ajudam muito a persuadir os consumidores a fechar negócio. 

Ofereça várias formas de pagamento

Uma das melhores estratégias para vender ainda mais no Natal é disponibilizar variadas formas de pagamento, de preferência permitindo o parcelamento em mais vezes. Afinal, trata-se de uma data comercial em que normalmente compram-se presentes para várias pessoas, por isso, os valores dos pedidos tendem a ser mais altos.

De quebra, ao fazer isso, você ainda pode usar um gatilho mental para estimular o cliente, dizendo algo do tipo: “parcele suas compras de Natal em até 10 vezes sem juros”.

Preste um atendimento de excelência

Para vender mais, não só no Natal, mas em qualquer época do ano, é necessário prestar um excelente atendimento aos seus clientes, pedindo feedbacks, ouvindo o que eles têm a dizer e buscando suprir suas demandas e desejos. Dedique total atenção, com um time de SAC sempre a postos nos mais variados canais para tirar dúvidas, ajudar a resolver problemas e dando todo o suporte necessário. 

Inclusive, uma sugestão interessante é orientar os atendentes de seu SAC a oferecer produtos complementares aos clientes, para aumentar o ticket médio e lucrar mais. Outra dica é oferecer brindes a partir de determinados valores em compras, não só para aumentar o ticket mas também para melhorar o relacionamento a longo prazo. 

Não se esqueça do pós-venda

O trabalho não termina quando o cliente efetua o pedido! Ao contrário, está apenas começando. Depois de finalmente fechar a venda, é hora de investir pesado na construção de um relacionamento duradouro

O cliente sempre fica mais leal à empresa quando se sente valorizado e quando há um trabalho de acompanhamento após a compra. Por isso, mantenha a interação, seja por telefone, por e-mail, pelas mídias sociais, sempre se lembrando de acompanhar cada processo e mostrando-se solícito para resolver qualquer tipo de problema. 

Uma dica que não pode ser perdida de vista é manter o hábito de enviar e-mails promocionais alinhados aos gostos e comportamentos do cliente, informando sobre novidades, promoções e quaisquer outros benefícios pelos quais ele possa se interessar. 

Seguindo essas dicas, bater todas as metas de fim de ano não vai ser uma tarefa tão complicada. Apele para as emoções das pessoas nessa época, solte o espírito natalino que há em você e veja a mágica acontecer! Boas vendas!