Confira as tendências de gestão empresarial para 2019

7/01/19
4 min de leitura

Um ano novo se inicia e, com ele, chega a hora de falar nas principais tendências de gestão. Para que uma empresa se mantenha competitiva e se desenvolva, é fundamental ficar atento às inovações e descobertas para modernizar o fluxo de trabalho e otimizar os processos, causando impacto positivo no desempenho dos negócios.

Neste post, você vai conhecer algumas das principais tendências para 2019. 

Análise preditiva

A análise preditiva é uma metodologia que avalia padrões utilizando Big Data, e usa esses dados para fazer estimativas para o futuro da empresa. Isso ajuda o gestor na tomada de decisões e permite a identificação precoce de ameaças e oportunidades para os negócios.

Com ela, é possível fazer um planejamento estratégico mais eficiente e direcionado às suas necessidades e objetivos específicos, aumentando as chances de sucesso. 

Cloud computing

A computação em nuvem, ou cloud computing, tem ganhado cada vez mais relevância no mercado por sua praticidade, já que permite armazenar dados na internet facilmente por meio de um provedor remoto, o que possibilita que um grande volume de dados seja salvo e processado sem a necessidade de um servidor local.

Isso ajuda não só na otimização da infraestrutura como também reduz custos e torna os processos mais ágeis, já que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, bastando que se tenha um dispositivo com acesso à internet.  

Big Data

Hoje, há muita informação sendo gerada a todo instante, e ela demanda coleta, análise e mensuração a fim de trazer direcionamentos para a empresa e permitir que ela esteja sempre um passo à frente de seus concorrentes.

Por isso, as empresas devem estar preparadas para saber recolher os dados, analisá-los de forma correta e utilizá-los de modo a otimizar seus processos e melhorar seus serviços. 

Internet das coisas

As previsões mais otimistas indicam que a internet das coisas será capaz de gerar mais de 300 bilhões de dólares por ano até 2020, e alcançar uma taxa de crescimento anual de 28,5%.

Para quem ainda não está familiarizado com o conceito de internet das coisas, trata-se da tecnologia que permite que objetos do dia a dia, como automóveis, videogames, eletrodomésticos, televisões, relógios, óculos ou câmeras tenham acesso à internet. Tudo isso abre as portas para novas maneiras de fazer marketing e gerir empresas, e não se deve negligenciar as inúmeras oportunidades que essa tecnologia tem a oferecer. 

A internet das coisas pode ajudar as empresas a combinar novas fontes de dados com aquelas já utilizadas, e, melhor ainda, analisando as informações em tempo real, o que agiliza a tomada de decisões e a implantação de mudanças estratégicas. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial pode até ter se popularizado no imaginário devido aos filmes de ficção científica, mas ela já é uma realidade no nosso dia a dia, sem que sequer percebamos!

Bons exemplos disso são os assistentes como a Siri ou o Google Assistant, disponíveis ao alcance de um clique no celular, e até os sistemas de chatbot nos e-commerces. E as empresas devem estar preparadas, pois a tendência é que a inteligência artificial brilhe ainda mais daqui para a frente, abrindo mais uma série de possibilidades. 

Machine learning

A inteligência artificial também deu origem ao machine learning, ou aprendizado das máquinas. Isso significa que, hoje, já existem computadores de alta tecnologia programados especialmente para aprender e realizar automaticamente tarefas que antes eram restritas e trabalhadores humanos. 

Essa tendência vem aumentando vertiginosamente em vários setores da indústria, e o mercado deve atingir 8,81 bilhões de dólares até 2022. Trata-se de um grande avanço para as empresas, capaz de trazer inovações poderosas. 

Automação de processos

A automação de processos operacionais também é uma tendência que vem com força em 2019, pois oferece vários benefícios.

Automatizar processos repetitivos e burocráticos permite investir mais em mão de obra qualificada, otimiza e agiliza as tarefas do dia a dia, confere maior segurança, diminui a incidência de erros humanos, aumenta a produtividade e possibilita ao gestor focar 100% no core business da empresa, dentre outras vantagens. 

Sistemas de gestão corporativa

Ainda no tópico “automação de processos”, é preciso salientar a importância crescente de se investir em um sistema de gestão corporativa, já que ele pode afetar positivamente o desempenho nas atividades diárias da equipe.

Os softwares de gestão permitem um controle muito maior por parte do gestor corporativo e ainda oferece uma série de vantagens, como melhorar o controle financeiro, automatizar os processos recorrentes, emitir relatórios com facilidade e se integrar com outros sistemas para uma gestão totalmente fluida e sem entraves. 

Para ter bons resultados, é fundamental optar por um sistema inteligente, que permita a automatização da gestão de ponta a ponta e a integração com sistemas internos e externos já utilizados pela organização. É o caso das soluções da Suite Nexaas, desenvolvidas para resolver os principais problemas de gestão de empresas de todos os portes. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Visite o nosso site, conheça nossas ferramentas e inicie 2019 com a corda toda