Blog Nexaas

Como ter sucesso nas vendas – 8 dicas para converter mais

28 de maio de 2018, às 15:00

Qualquer negócio tem o objetivo de lucrar e, para isso, é necessário vender. Como consequência, todo gestor corporativo, seja ele do segmento que for, compartilha do mesmo desejo: ter bons resultados de vendas e ultrapassar todas as metas. Entretanto, essa pode não ser uma tarefa simples, porque existem muitas variáveis e imprevistos que podem impactar negativamente nas conversões e acabar prejudicando os resultados da empresa. 

Mas, calma que a gente vai ajudar. Nesse post, você vai encontrar 8 dicas infalíveis para ter sucesso nas vendas e converter muito mais

1- Tenha comprometimento com o cliente 

Sendo disciplinado e comprometido, tanto com você mesmo quanto com seus clientes, você vai conseguir alcançar os melhores resultados. Comprometimento significa fazer tudo o que está ao seu alcance para trazer o melhor resultado para o seu cliente, dando a ele munição para tomar uma decisão mais acertada e, é claro, se mostrando disponível para tirar quaisquer dúvidas ou resolver qualquer eventual problema no pós-venda.

2- Não tenha medo de mudar o percurso

Muitas vezes, o bom gestor se vê obrigado a refazer um planejamento, mudar uma estratégia que não está dando tão certo e voltar atrás em certas decisões em prol da saúde da empresa. Por isso, coragem e uma certa dose de ousadia são ingredientes muito bem-vindos na receita de como ter mais sucesso nas vendas. Às vezes, é preciso parar e traçar uma nova rota para alcançar melhores resultados no fim do percurso. 

3- Descubra o problema antes mesmo que ele aconteça

No post sobre o Customer Success, já explicamos a importância da proatividade e de se antecipar aos problemas para evitar uma dor de cabeça maior no futuro. Mas não custa nada lembrar: ao invés de focar em resolver contratempos, o ideal é fazer de tudo para evitá-los e, para isso, é fundamental ter um relacionamento direto e estreito com seu cliente, contatá-lo a cada etapa da jornada  e, é claro, sempre pedir por feedbacks.

4- Preste um atendimento de primeira

Além do comprometimento, já abordado nesse post, saiba que é imprescindível prestar um bom atendimento. Isso significa, na prática, ser cordial e atencioso com o cliente, seja qual for o seu ticket médio. Nesse sentido, o diálogo com o consumidor e o entusiasmo de toda a equipe que lide com o público são fundamentais.

5- Esteja pronto para negociar

Muitas vezes, o cliente vai precisar de um incentivo para realizar sua compra. Portanto, sua equipe deve estar preparada para poder negociar com ele, seja oferecendo descontos, negociando prazos e condições de pagamento, dando benefícios extras ou qualquer outro artifício que possa ajudar esse cliente a fechar negócio.

6- Ofereça várias formas de pagamento

As condições e formas de pagamento oferecidas por uma empresa, em algumas ocasiões, são mais importantes para o cliente do que o próprio preço. Portanto, você precisa oferecer opções variadas e que se encaixem na realidade de seu público. Boleto bancário, transferência, maquinhas de cartões de diversas bandeiras e soluções digitais para lojas online são algumas das opções que não devem faltar em qualquer negócio. Além disso, oferecer parcelamento sem juros e outras vantagens para o pagamento também pode ser de grande valia para obter melhores resultados. 

7- Tenha paciência

A gente sabe que as metas não podem esperar. No entanto, a pressa não costuma ser amiga do bom gestor. Campanhas elaboradas em cima da hora, peças de comunicação e propaganda aprovadas sem atenção, decisões tomadas apressadamente ou mesmo afobação e insistência com o cliente para persuadi-lo a fechar logo a compra podem ser desastrosas para o sucesso de seu negócio. Portanto, a paciência é um dos grandes segredos para quem quer ter sucesso nas vendas

8- Utilize a tecnologia como sua aliada

Hoje, a tecnologia anda de mãos dadas com qualquer negócio, sobretudo os que operam online. Sistemas de CRM, softwares de gestão empresarial, soluções de ponto de venda e softwares financeiros são essenciais para o sucesso da empresa. Portanto, não hesite em contratar um bom serviço, que auxilie a otimizar a sua gestão e, consequentemente, traga mais vantagens para sua empresa. 

Quer saber mais? Visite o nosso site e conheça nossas soluções inteligentes e integradas para te ajudar a ter sucesso em seu negócio. 

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.