Como organizar o financeiro da empresa e garantir seu crescimento?

7 de novembro de 2017, às 14:24

Um dos grandes desafios da rotina de um gestor de finanças é responder à seguinte questão: como fazer a empresa crescer e se destacar em frente à concorrência? São muitas as variáveis que influenciam o mercado, e, portanto, preparar-se é necessário!

Neste post, você vai entender como melhorar a organização do financeiro da empresa e como esse processo pode garantir o crescimento saudável dos negócios. Você vai ver como é possível turbinar as suas finanças e garantir o diferencial competitivo de que sua empresa precisa!

1. Utilize as informações contábeis

Uma grande sacada para aqueles que querem organizar o financeiro da empresa é abusar das informações geradas pelas demonstrações contábeis. Assim, procure investir em um bom contador e utilizar diferentes dados e relatórios, com base no Balanço Patrimonial, na Demonstração do Resultado do Exercício e em outros indicadores.

Com base nesse tipo de informação, é possível conhecer, por exemplo, o faturamento, o valor das despesas e o resultado do período. Além disso, também é possível conhecer como está o patrimônio da empresa e, com base em tais dados, fazer projeções e outros tipos de análises úteis ao processo de gestão.

2. Implemente ferramentas financeiras

Ainda com base nas informações geradas pela contabilidade, outra grande dica é utilizar ferramentas financeiras. O destaque vai para o fluxo de caixa, pois, além de apresentar as disponibilidades em um determinando período, ele auxilia na organização e no gerenciamento das finanças da organização.

O fluxo de caixa auxilia no controle do capital de giro, evitando que a empresa fique descapitalizada. Esse instrumento também pode ajudar aquelas empresas que trabalham com sazonalidades, ou seja, épocas com vendas diferenciadas, permitindo a criação de uma reserva especial para tempos difíceis.

Esse fluxo também permitirá análises gerenciais dos gastos e das receitas. Estes podem ser agrupados por tipos, e, assim, o gestor terá como compreender de onde estão vindo os recursos e de que modo eles estão sendo utilizados na organização.

3. Automatize os processos

Mais do que utilizar informações contábeis e ferramentas financeiras, é preciso também pensar em automatizar os processos. Para isso, deve ser feito o uso de soluções integradas e diferenciadas. Os softwares de gestão, além de tornarem as atividades mais rápidas, objetivas e seguras, também ajudarão os gestores em seu processo decisório.

Um bom sistema de gestão, além de integrar diferentes áreas e soluções de gestão, o que garante que a informação estará completa e refletindo a realidade da empresa, auxiliará na realização dos registros. Isso ocorre porque há automação e padronização na inserção dos dados, evitando erros humanos, retrabalhos e problemas para a companhia.

Os gestores podem emitir relatórios diferenciados, conforme as suas necessidades gerenciais. Com isso, é possível analisar produtos e serviços, de forma isolada, em relação ao resultado como um todo, por centro de custo, ou, então, por lucro, fornecendo uma visão diferenciada para os profissionais.

Você acabou de entender como organizar o financeiro da empresa pode contribuir para o crescimento saudável do negócio como um todo. Neste artigo, foi possível compreender que é preciso utilizar informações contábeis, implementar ferramentas financeiras e otimizar processos. Agora, que tal assinar a neswletter da Nexaas e ficar por dentro de mais dicas para alavancar o seu negócio?

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.