Como identificar a necessidade de consultoria na sua empresa?

24/01/19
3 min de leitura

Em um mercado tão concorrido, para uma empresa manter a competitividade ela precisa ter um planejamento muito sólido e uma gestão impecável. Na gestão corporativa, é preciso saber identificar os sintomas de um problema antes que ele se espalhe e comprometa o negócio. Sem o diagnóstico correto, as empresas acabam fechando em pouco tempo. 

Porém, fazer um bom diagnóstico e tratar o problema com precisão nem sempre é algo simples. Em alguns momentos, a expertise da empresa pode não ser suficiente, e talvez seja necessário contratar um especialista. Neste post, vamos explicar como saber quando sua empresa precisa de uma consultoria. 

Dificuldade de identificar os lucros e prejuízos

A consultoria financeira pode ser indicada quando a empresa não tem organização contábil e não consegue calcular direito seus resultados. Nesses casos, a consultoria ajuda a otimizar a gestão e a alcançar um equilíbrio econômico. 

Uma boa consultoria financeira procura estruturar o ciclo financeiro da companhia, a necessidade de capital de giro, o custo de capital, o fluxo de caixa e a viabilidade de investimentos.

Falta de recursos dentro da empresa

Em muitos casos, não há, na empresa, um profissional especializado na área que se quer aprimorar. Nesses casos, vale mais a pena contratar um consultor qualificado do que treinar alguém da equipe para isso, pois o primeiro já tem o conhecimento e a experiência necessária e saberá resolver o problema de forma muito mais rápida. Além disso, acaba saindo muito mais barato contratar um profissional para resolver um problema pontual. 

Mesmo que o quadro de sua empresa seja extremamente competente, nem sempre a solução para todos os seus problemas estará ali, sobretudo se a questão a ser solucionada for muito específica. Nesse caso, a contratação pontual da consultoria é bem-vinda. 

Dificuldade de inovação

Não dá para obter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Portanto, não dá para recorrer às mesmas soluções para resolver problemas antigos, algo muito comum nas empresas. Esse “vício” em se apegar a velhos hábitos pode ser prejudicial e, se sua empresa sofre com a falta de inovação, isso é um indício de que deve contratar uma consultoria especializada. 

Muitas vezes, um profissional de fora é o que sua empresa precisa para ter um olhar mais técnico e imparcial sobre situações que prejudicam a empresa. Como o consultor não está contaminado com os velhos hábitos organizacionais, ele tem mais liberdade para inovar de verdade e resolver problemas recorrentes de uma vez por todas. 

Indefinição do público-alvo

É muito comum que a empresa, ao longo de sua existência, fique confusa em relação a que tipo de cliente almeja atingir. A falta de definição de um público-alvo acaba fazendo com que a empresa atire para todos os lados e não se planeje da maneira adequada, o que prejudica seu desempenho. 

A definição do público engloba um estudo de mercado e de clientes que nem sempre é simples de se fazer sem ajuda, sobretudo se a empresa não tiver conhecimentos sólidos na área de marketing. Um bom consultor tem experiência em estruturar pesquisas de mercado para entender quem é o público, o que ele deseja, e traçar um perfil mais preciso. Assim, as campanhas podem ser orientadas diretamente para esses consumidores, reduzindo os gastos com marketing e publicidade.  

Necessidade de otimizar a tomada de decisões

Um consultor é uma pessoa extremamente qualificada e especializada em determinada área. Quando assume um projeto, ele se dedica 100% a diagnosticar problemas e propor melhorias. 

Ao analisar a fundo as dores e fraquezas da empresa, uma consultoria especializada é capaz de dar suporte à tomada de decisões estratégicas, já que todos os seus direcionamentos são fundamentados em conhecimento técnico sólido, experiência na área e um papel ativo na solução de problemas. 

Além disso, contar com o auxílio do consultor também agiliza o diagnóstico, o que faz com que o processo de resolver as situações adversas seja mais simples e rápido. O consultor trabalha com metas e objetivos bem específicos, e trabalha com foco naquilo que é contratado para melhorar. Isso é fundamental para implantar as mudanças necessárias com mais eficiência. 

Como você pode perceber, assim como o corpo humano emite sinais quando está doente, as empresas também apresentam sintomas quando algo não vai bem. Em alguns casos, é necessário contar com um olhar diferente na hora de resolver certos problemas, a fim de se obter os melhores resultados.

Você tem o costume de contratar consultorias especializadas para resolver os problemas de sua empresa?