Como emitir notas fiscais para o ecommerce – siga o passo a passo

9 de fevereiro de 2018, às 15:32

Conforme já comentamos em um post anterior, emitir notas fiscais para e-commerce é uma tarefa desafiadora. Ainda bem que, hoje, a tecnologia nos permite fazer essa emissão online e contar com a ajuda de softwares específicos e descomplicados.

Nesse artigo, vamos explicar como emitir notas fiscais para o e-commerce, passo a passo.

Quem deve emitir nota fiscal?

Qualquer pessoa jurídica está apta para emitir notas fiscais, bastando apenas estar registrado no CNPJ.

O e-commerce é obrigado a emitir notas fiscais de absolutamente todas as mercadorias, incluindo brindes e amostras grátis. Segundo a SEFAZ, os tributos são uma medida necessária para legalizar a operação comercial realizada entre as lojas e seus clientes.

Cadastre-se na SEFAZ

Antes de mais nada, para emitir notas fiscais é preciso ter autorização da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e adquirir um certificado digital para assiná-las.

Para ganhar a autorização, é preciso obter uma senha do Posto Fiscal Eletrônico (em alguns estados esse procedimento pode ser feito pela internet) e selecionar o estabelecimento desejado. Depois disso, será necessário preencher o Requerimento de Credenciamento para emissão de NF-e e, nesse requerimento, selecionar a inscrição estadual (CAD/ICMS) de sua empresa. Após essa etapa, finalmente o Ambiente de Homologação será liberado para testes.

Obtenha um Certificado Digital

Além de ter cadastro na SEFAZ, também será preciso ter um Certificado Digital, uma espécia de assinatura eletrônica que autentica e garante a segurança e a privacidade das informações fornecidas pela empresa. Esse certificado deve ser adquirido pela Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).

Contrate um software emissor de NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento emitido digitalmente e registra as operações fiscais do e-commerce. Ela é emitida online, o que facilita no armazenamento e consulta posterior e permite o envio do documento por e-mail, sendo mais uma garantia de segurança para o cliente.

Para emitir a NF-e de um modo mais simples e sem risco de erros de cálculo, o ideal é utilizar um emissor de notas fiscais eletrônicas como o Emites, desenvolvido pela Nexaas para viabilizar uma gestão integrada e muito mais fluida. O Emites integra-se aos e-commerces e automatiza o processo de emissão de notas fiscais, descomplicando essa tarefa tão recorrente no varejo online.

Dentre os benefícios, estão a atualização automática das tabelas fiscais, o cálculo em tempo real de tributos e retenções em operações de entrada e saída e a exclusividade dos templates tributários para facilitar o cálculo das alíquotas. O Emites também é compatível com o certificado digital do formato A1, e tem fácil integração com outros sistemas via API, otimizando o tempo do gestor com as tarefas financeiras.

Vale ressaltar que o software opera 100% online e é totalmente protegido de acessos não autorizados, o que garante a segurança dos dados.  Outra característica é a possibilidade de envio automático das notas fiscais por e-mail, o que confere mais agilidade e qualidade no atendimento ao cliente.  É, portanto, uma ótima alternativa para as lojas virtuais que precisam emitir NF-e sem complicações.

Preencha corretamente a NF-e

Feitos todos os passos anteriores, é hora de finalmente preencher a nota fiscal eletrônica. É preciso informar corretamente os dados da sua empresa, como o nome fantasia, a razão social, o número do CNPJ, a inscrição municipal, a inscrição estadual, o endereço e se a empresa é optante pelo regime do Simples Nacional ou não. Também é necessário especificar qual tipo de operação se encaixa no ramo de atividades da empresa.

Feito isso, é preciso preencher os dados do cliente. Se for uma pessoa jurídica, é preciso fornecer o nome fantasia, a razão social, o CNPJ, a inscrição municipal ou estadual e o endereço, mas se for pessoa física basta apenas informar o endereço, o nome completo e o CPF.

Como pode-se perceber, a emissão das notas fiscais é uma etapa importantíssima da rotina de um e-commerce e, portanto, é necessário prestar muita atenção a esse processo, para evitar erros fiscais e não prejudicar a saúde financeira do negócio. Para facilitar essa tarefa, é importante contar com o apoio de um bom software emissor de NF-e como o Emites, que automatiza o processo  e libera o gestor para usar seu tempo e seus recursos em outras atividades.

Saiba mais sobre o que o Emites pode fazer pelo seu e-commerce.

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.

Antes de ir, baixe esse ebook e

descubra como aumentar as vendas do seu e-commerce

Não se preocupe, suas informações estão seguras conosco.