Como as fintechs podem facilitar nossas vidas?

22/02/17
3 min de leitura

Você sabe o que é uma fintech? São startups que atuam no mercado financeiro e sua alcunha é oriunda dos termos “finanças” e “tecnologia”, conceitos unidos para simplificar a vida dos seus clientes e, por que não, revolucionar um mercado tradicionalmente conhecido por ser dominado pelos grandes bancos e pouca concorrência.

E quando falamos em mercados financeiros, não estamos lidando apenas com altos investimentos e siglas estranhas como LCI, LCA e NTN-B, mas com coisas que fazem parte do nosso dia a dia, como o cartão de crédito e a conta corrente. Vamos descobrir como as fintechs facilitam nossas vidas e conhecer algumas delas!

4 facilidades e benefícios que uma fintech proporciona

1. Simplificam nossa relação com os serviços financeiros

Para muita gente, lidar com serviços financeiros é um pesadelo: temos, de um lado, filas intermináveis e muita burocracia; e de outro, sistemas com pouca usabilidade. As fintechs entram no mercado para solucionar estes problemas: simplificar e oferecer serviços bem otimizados e com interfaces amigáveis, desde o controle de finanças pessoais até investimento na bolsa de valores.

Uma fintech já nasce digital, enquanto empresas tradicionais precisam adaptar-se a esse novo cenário. Alguns bancos ainda tratam o digital como um braço da operação física, e nesse meio tempo, as startups continuam conquistando clientes ao oferecer soluções de qualidade.

2. Conseguem oferecer serviços melhores

Por serem empresas de tecnologia, as fintechs conseguem obter dados precisos sobre o uso de seus serviços e usar estes resultados para aprimorá-los. Por isso, podemos esperar serviços sendo aperfeiçoados constantemente. Além disso, a concorrência entre elas e com as empresas tradicionais acirra a corrida para melhorarem suas soluções e estarem atentas às demandas do mercado.

3. Trazem comodidade e nos ajudam a poupar tempo

Para todos nós, controlar os gastos do cartão de crédito, pegar um empréstimo ou pagar contas sem sair do sofá era algo impensável até alguns anos atrás, mas hoje são tarefas que demandam cada vez menos tempo. Os empreendedores, por exemplo, conseguem implantar um sistema de pagamentos online sem nenhuma complicação.

As fintechs estão constantemente desenvolvendo soluções inteligentes e integradas para facilitar a nossa relação com as finanças. Não é à toa que essas empresas não param de crescer.

4. Oferecem custos menores por serem otimizadas

Diferentemente de grandes bancos e corretoras tradicionais, as startups de finanças possuem estruturas enxutas e reduzem ao máximo possível a burocracia, e tudo isso se reflete em redução de custos e aumento da produtividade. Dessa forma, as fintechs conseguem oferecer serviços financeiros com excelente custo-benefício, deixando o setor ainda mais competitivo e democratizando o acesso a essa modalidade de serviços.

3 fintechs que estão bombando nos últimos anos

1. Nubank

Quando a empresa até então desconhecida e sem ligação com grandes bancos chegou ao mercado prometendo um cartão de crédito sem anuidade, sem tarifas e com juros abaixo da média de mercado, muita gente desconfiou. Hoje, três anos depois, o cartão de crédito controlado inteiramente por meio de um aplicativo para smartphones se tornou objeto de desejo, não só pelas vantagens, mas pelo atendimento de primeira qualidade.

2. Bank Fácil

Com esta plataforma, é extremamente fácil realizar empréstimos sem complicação e com as melhores taxas do mercado. Por meio do site, você consegue fazer simulações e conversar com analistas. Como a empresa se destacou? Simples! Apresentando uma solução para quem precisa de financiamento mas não gosta de ir ao banco e lidar com toda burocracia envolvida.

3. Banco Neon

Já imaginou um banco sem agências, sem filas e sem burocracia? Essa é a proposta do Neon, um banco totalmente digital controlado através de aplicativos e pela internet. Dá para fazer praticamente tudo o que você faria num banco tradicional: movimentar conta corrente e poupança, fazer investimentos, pagar contas, sacar e depositar dinheiro. Outra grande vantagem, além de toda praticidade, é que não há taxa de manutenção!

E então? Gostou de conhecer algumas facilidades que uma fintech pode proporcionar à sua vida? Conhece alguma outra empresa de destaque na área? Compartilhe com a gente nos comentários!