Blog Nexaas

Comércio de roupas: saiba como criar um diferencial na sua gestão

9 de julho de 2018, às 14:00

O varejo de moda é um dos mais rentáveis no Brasil e, por isso, trata-se de um nicho que atrai muitos lojistas. Porém, mais do que entender de moda e conhecer as tendências mais recentes das passarelas, para ter sucesso nesse segmento é preciso ter uma boa gestão. Não adianta produzir peças lindas se a empresa falha em outros aspectos importantíssimos, como a administração das contas e das despesas corporativas, o controle do estoque, a gestão de funcionários, o plano de negócios, entre outros fatores que podem fazer total diferença para o sucesso da loja. 

Nesse post, vamos dar algumas dicas preciosas para garantir uma administração adequada para seu negócio e tornar a gestão de sua loja de roupas muito mais eficaz. 

1- Saiba qual é o público da loja

Se você não conhece muito bem o seu público-alvo, é improvável que consiga entender (e atender!) seus desejos e necessidades. Por isso, antes de mais nada, é preciso fazer uma ampla pesquisa sobre os hábitos de consumo, as preferências e as peculiaridades do consumidor que você pretende atingir. 

Descubra quem é essa pessoa, qual é seu biotipo, qual é sua faixa etária, quais são seus gostos em relação à moda, qual é seu estilo, que marcas prefere comprar, que tendências costuma seguir, entre outras informações fundamentais para um bom planejamento. Conhecendo bem o seu público, é mais simples fazer uma previsão de seu comportamento, antecipando as tendências que ele espera encontrar nas vitrines. 

Nesse momento, é bom identificar quais são os seus principais concorrentes e estudar o que eles estão fazendo de certo e de errado. A análise da concorrência é sempre uma ótima estratégia para otimizar seu processo de tomada de decisões. 

2- Controle as despesas

Existem custos fixos que não podem ser evitados quando se gerencia um negócio, como o aluguel do espaço (e, por vezes, do estoque também), a energia, a internet, os gastos com comunicação e marketing, as despesas administrativas e operacionais, além, é claro, dos pagamentos dos funcionários. Porém, no fim do mês, as contas precisam fechar, caso contrário, é o fim da empresa.

Por isso, um controle eficiente dos gastos é fundamental para a prosperidade do negócio. Acompanhe de perto cada valor que entra e que sai do caixa e faça o que estiver ao seu alcance para economizar, cortando despesas supérfluas, negociando descontos com fornecedores, entre outras estratégias. 

3- Estabeleça metas e acompanhe-as de perto

Não tem jeito: para crescer, é necessário definir metas e objetivos. Uma boa gestão consegue identificar as prioridades da empresa, realizar previsões com base nos resultados já alcançados e no orçamento para campanhas futuras, fazer um planejamento possível de ser posto em prática e distribuir os recursos de forma a garantir o cumprimento de cada meta. 

Paralelamente, é necessário acompanhar o desempenho de tempos em tempos também, mensurando os resultados e analisando os pontos fortes e fracos da estratégia. 

4- Controle o estoque

A administração eficiente do estoque em uma loja de roupas é de fundamental importância para o sucesso do negócio, e esse assunto, por si só, já rendeu um post inteiro, leia aqui. Afinal, é preciso que os produtos estejam disponíveis e acessíveis para os clientes quando eles chegam à sua loja.

Por essa razão, é preciso que a loja tenha um um processo de reposição das peças bem organizado, tornando o sistema de vendas mais rápido. É necessário também fazer um acompanhamento minucioso da entrada e da saída das roupas para evitar que algumas peças “encalhem” enquanto outras se esgotem muito rapidamente. Esse acompanhamento e organização auxiliam a planejar a reposição do estoque e a garantir a satisfação do cliente. 

Você pode também lançar mão de um software de controle de estoque como o PDVend, a solução de frente de loja da Nexaas que permite gerenciar o fluxo do estoque através da entrada e da retirada de produtos automaticamente, de uma maneira intuitiva e eficiente. 

5- Renda-se a um bom sistema de gestão 

E já que estamos falando de tecnologia, uma boa maneira de facilitar o gerenciamento de uma loja de roupas é contar com o apoio de um software de gestão financeira, como o Myfinance. Com ele, é possível registrar todas as saídas e entradas de valores, facilitando o o controle de caixa. O exclusivo módulo de recebíveis do Myfinance facilita a tarefa da conciliação bancária e torna o fluxo de caixa da empresa muito mais preciso, pois permite cadastrar todas as taxas negociadas com os bancos e o prazo de entrada dos valores na conta da empresa, de uma maneira personalizada e totalmente dinâmica. O sistema trata todos os recebimentos da empresa conforme as regras pré-configuradas pelo gestor, gerando  os valores corrigidos no contas a receber, com dedução de tributos e data de compensação compatíveis com a realidade do movimento bancário. Além disso, ele se integra perfeitamente com outros sistemas já utilizados em sua loja. 

Contar com um bom sistema de gestão corporativa pode ser um diferencial para a sua empresa, e valer muitos pontos para o sucesso dos negócios. Quer tirar a prova? Então solicite uma demonstração da automação de comércio da Nexaas!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.