Boleto e cartão de crédito: afinal, qual é a melhor escolha?

19 de junho de 2017, às 15:56

Como cliente, você já deve ter se deparado com situações de compra em que a empresa apenas utilizava somente boleto bancário ou apenas cartão de crédito.

Agora, na gestão de um negócio, você deve pensar: mas como escolher? Qual é a melhor opção? Saiba que essas dúvidas não são apenas suas.

Muitos gestores têm dificuldade de definir a melhor estratégia de cobrança. Afinal, esse é um ponto vital do negócio e impacta diretamente nas conversões de venda.

Para facilitar a sua decisão, listamos as vantagens e desvantagens da cobrança em boleto e cartão de crédito. Veja só!

Boleto Bancário

Vantagens

O boleto bancário é uma forma bastante segura de cobrança, afinal, o cliente não precisa fornecer muitos dados para que a emissão seja realizada.

Com relação ao recebimento, também é bastante seguro, pois o pagamento é feito à vista, e o dinheiro chega rapidamente à empresa, em cerca de 48 horas.

Outro ponto importante é o custo de emissão. Quando comparado a outras modalidades, o boleto tem taxas menores, impactando menos no valor final da venda.

Outra vantagem é a possibilidade de atrair clientes que não trabalham com cartão de crédito ou que têm receio de clonagem de cartão, por exemplo.

Além disso, no boleto, é possível conceder descontos ou atribuir multas e juros por atraso.

Desvantagens

A principal desvantagem é o risco da não conversão da venda.

Como o cliente precisa gerar o boleto e realizar o pagamento em um outro canal (site do banco, terminal, casa lotérica), a compra pode se perder nesse caminho. Portanto, o boleto exige um esforço maior da empresa para garantir que o cliente conclua o processo.

Além disso, durante o período de vencimento do boleto, o produto não fica à disposição e, caso a compra não seja efetivada, perde-se algum tempo de exposição e possíveis vendas.

Cartão de Crédito

Vantagens

A principal vantagem do cartão de crédito é a alta taxa de conversão de vendas, afinal, o cliente não precisa trocar de canal para efetivar a compra, evitando desvios no caminho.

Outro ponto positivo é a possibilidade de parcelamento, que pode atrair novos consumidores que buscam condições diferenciadas.

Desvantagens

As operadoras de cartão de crédito gastam certo tempo para o envio do dinheiro dos pagamentos para as empresas. Esse tempo pode variar de 15 a 30 dias, dependendo da operadora.

Outra desvantagem é a burocracia para a contratação, com validação de documentação e outros processos demorados. Caso seja necessário realizar a integração com o e-commerce, será preciso, também, contratar um gateway de pagamento para facilitar o processo e garantir a segurança.

Além disso, existe o custo da transação. As operadoras praticam taxas entre 3% e 7% por venda, o que pode sobrecarregar o preço final para o consumidor.

Com essas informações em mãos, é preciso avaliar a realidade do seu negócio e o perfil dos seus clientes para encontrar a melhor estratégia.

Considere também que, em algumas situações, é necessário utilizar boleto e cartão de crédito ao mesmo tempo para garantir acesso a um público maior.

Quer receber mais dicas e conteúdos? Acesse nossa newsletter e mantenha-se informado!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.