Black Friday – Como se preparar para essa grande oportunidade no varejo

1/11/18
4 min de leitura

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, e o momento ideal para liquidar o estoque e impulsionar as vendas em sua loja virtual. Em 2018, ela está prevista para acontecer no dia 23 de novembro. Por isso, é melhor ir se preparando para aproveitar essa oportunidade de lucrar como nunca. 

Neste post, vamos dar algumas dicas para você caprichar no planejamento e garantir uma Black Friday de sucesso!

Turbine seu site

Com o aumento no número de acessos durante a Black Friday, pode acontecer de o site sair do ar, e isso pode ser muito frustrante para o seu cliente, além, é claro, de afetar negativamente suas vendas. Portanto, otimize seu site para que ele suporte o aumento no tráfego.

Quedas de servidor, lentidão nos processos e travamentos afastam o público do site e podem arruinar sua lucratividade em uma das datas mais importantes do ano! Por isso, fique atento e se assegure de que tudo funcionará perfeitamente no grande dia. 

Utilize vitrines, landing pages e capriche nos call-to-action

Uma vez que seu site esteja preparado para a Black Friday, é preciso lançar mão de algumas táticas para estimular a conversão. As vitrines devem conter produtos cobiçados e com ótimos descontos, as promoções devem estar bem sinalizadas no site, e a comunicação deve ser apelativa, com call-to-actions chamativos que induzam o cliente a ter vontade de comprar. 

Outra dica boa é criar landing pages, páginas de conversão com o intuito de captar novos clientes, para angariar leads, aumentar a sua base e, futuramente, vender mais! 

Faça promoções de verdade

Se, antes, a reclamação de “preços maquiados” para simular descontos maiores era uma constante na Black Friday brasileira, hoje existem sites especializados em monitorar e comparar os preços. Por isso, tome muito cuidado com as propagandas enganosas para não queimar seu filme!

Para ter credibilidade e vender mais durante o período, é essencial fazer promoções realmente atrativas. Caprichar nas ofertas é o melhor chamariz para conquistar mais clientes nessa data comercial. 

Para ter retornos maiores, não se esqueça de sinalizar os produtos promocionais com etiquetas especiais para a Black Friday e de usar o famoso “de/por” para indicar o valor do desconto. Isso ajuda a deixar claro qual é o preço real e de quanto é o desconto, faz o cliente perceber o benefício e, é claro, influencia positivamente na decisão da compra.

Proteja sua margem de lucro

Na Black Friday, o desconto é fundamental! Mas fique atento ao precificar seus produtos para que as ofertas não acabem afetando sua margem e trazendo prejuízos. É preciso trabalhar com promoções realistas, que ajudem a aumentar o volume de vendas, mas que não prejudiquem a lucratividade. 

Negocie com fornecedores

Para ter sucesso, o varejo deve andar de mãos dadas com os fornecedores durante a Black Friday! Negocie preços para poder repassar descontos mais expressivos para o cliente e, assim, ganhar competitividade perante a concorrência. Além disso, ter uma boa parceria com os fornecedores ajuda o varejista online a evitar as rupturas de estoque.

Cuide de seu estoque

Uma boa gestão do estoque é imprescindível na Black Friday. Afinal, nada pior do que o cliente querer comprar um produto e dar de cara com produtos esgotados no site. Isso gera frustração no público e faz com que você perca vendas. 

Por isso, é necessário prestar muita atenção ao controle do estoque da loja online, que deve ser suficiente para suprir as demandas. Descubra de antemão quais são as mercadorias com maior procura, faça uma estimativa da quantidade de itens vendidos, garanta que a disponibilidade dos produtos seja suficiente para atender à demanda e use as informações a seu favor para um planejamento mais minucioso.

Cuidado para não vender, acidentalmente, produtos que já estão fora de estoque e, é claro, separe o produto até o vencimento do boleto bancário quando o método de pagamento escolhido for esse. 

Divulgue suas promoções

Não adianta nada dar descontos incríveis se ninguém ficar sabendo disso. Por isso, é preciso ter uma estratégia de comunicação e marketing muito bem alinhada. Use ferramentas como o e-mail marketing, o WhatsApp, as mídias sociais, os anúncios no Google e quaisquer outros instrumentos eficientes para divulgar suas ações ao público.

Enquanto a Black Friday não chega, que tal postar uns teasers nas mídias sociais da marca, ou até mesmo antecipar as promoções via e-mail, para começar a gerar curiosidade desde já?

Esteja presente em todos os canais

Espera-se que, na Black Friday, os números de acessos ao site e de pedidos realizados aumente bastante, e sua equipe deve estar preparada para atender o público da melhor maneira possível, seja para tirar dúvidas, prestar esclarecimentos ou oferecer ajuda para finalizar uma compra. 

Nesse sentido, é fundamental estar presente em todos os canais possíveis, tais como chat online, telefone, e-mail e mídias sociais. Deixar sua equipe de atendimento à disposição do cliente nessa data tão especial vai melhorar a experiência de compra e pode fazer toda a diferença! 

 

Seguir as dicas desta postagem é o primeiro passo para aumentar sua taxa de conversão e lucrar muito mais durante a Black Friday. Boas vendas!