Automação empresarial: 5 vantagens da automação do setor financeiro

26 de julho de 2017, às 16:23

À medida que um empreendimento cresce, surgem novos desafios gerenciais. O número de informações trabalhadas passa a ser muito elevado, sendo humanamente impossível manter o controle de todos os setores. Assim, a setorização e a automação empresarial têm papel fundamental.

Com a criação de processos automáticos, é possível coletar relatórios e gerir diferentes âmbitos da empresa de maneira mais assertiva. Neste caso, a tecnologia no setor financeiro também é benéfica.

Vamos entender, no post de hoje, as vantagens da automação do setor financeiro. Acompanhe!

1. Maior precisão

Quando o fator humano é retirado de processos operacionais o número de erros, consequentemente, decai. Nesse caminho, a automação do setor financeiro propicia o aumento da precisão do fluxo de caixa e dos relatórios gerados.

De um modo geral, pode-se afirmar que “as contas fecham” no fim do mês, sendo de fácil mensuração todo o dinheiro que entra ou sai da empresa. Isso permite avaliar melhor os investimentos, lucros e prejuízos do período.

2. Redução de custos

Em início, a automação do setor financeiro pode parecer cara. Isso ocorre pelo fato de, durante a implementação dos softwares, os funcionários precisarem continuar seu trabalho enquanto um investimento é feito.

Entretanto, após a conclusão da automação parte da mão de obra pode ser dispensada. Isso, de um modo geral, reduz drasticamente os custos operacionais, restando para ser custeado apenas os gastos administrativos.

3. Melhoria do fluxo de caixa

Com dados mais precisos e redução de custos, o fluxo de caixa fica mais amistoso aos diretores e acionistas, o que facilita a visualização das entradas e saídas de dinheiro.

Com isso, as projeções são mais claras, evitando que alguém incorra em um erro apenas pela falta de dados necessários, levando a um maior controle a médio e longo prazo das finanças empresariais.

4. Agilidade nos processos

Como de praxe na utilização de tecnologia, os processos automatizados são mais rápidos. Isso significa que relatórios financeiros podem ser gerados instantaneamente, sem erros de digitação ou cálculo, já que existem poucos processos manuais nessa produção.

As análises, graças a produtividade aumentada, podem ser feitas rapidamente, sem depender de um prazo para produção das informações requisitadas. Logo, a automação de um setor, no caso o financeiro, impacta diversas áreas da empresa.

5. Possibilidade de criação de sinalizadores automáticos

Além das diversas vantagens da automação empresarial, uma configuração adequada pode aumentar os benefícios do investimento.

A criação de sinalizadores automáticos, por exemplo, é uma medida interessante. O software pode ser programado para emitir avisos em determinadas situações, como inadimplência, baixo saldo em caixa, gastos elevados com fornecedores etc.

De um modo geral, quando utiliza-se tecnologia dentro de uma empresa, o que acontece é um investimento inicial mais elevado, seguido de aumento de desempenho e velocidade dos processos operacionais, o que acarreta o aumento do lucro a longo prazo.

Assim, a automação empresarial é uma medida fundamental não apenas para o controle de processos e informações, mas também para o desenvolvimento saudável do empreendimento.

Se você gostou do conteúdo e quer automatizar a gestão do seu negócio, entre em contato conosco. Nós podemos lhe ajudar!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.