Blog Nexaas

Auditoria fiscal – Entenda como ela pode ajudar sua empresa

11 de maio de 2018, às 14:44

A auditoria fiscal pode até assustar de início, mas ela é essencial para a empresa e, sabendo como realizá-la, pode ser muito mais simples do que você imagina. Acompanhe esse post e entenda de uma vez por todas como a auditoria fiscal pode ajudar os seus negócios. 

O que é auditoria fiscal?

A auditoria fiscal é a atividade de inspecionar e fiscalizar a situação tributária da empresa, controlando o cumprimento das obrigações fiscais conforme a legislação exige, verificando se não há erros tributários e buscando possíveis vantagens fiscais que não estejam sendo aproveitadas. 

Por que você deve realizar auditoria fiscal no seu negócio?

É extremamente importante fazer a auditoria fiscal de sua empresa, porque é ela que vai prevenir fraudes e problemas fiscais no futuro, evitando que haja qualquer contratempo com a Receita Federal. 

Além disso, ela pode trazer benefícios ainda maiores e ajudar a recuperar parte dos valores pagos  a mais em impostos, por exemplo. Se houver algum pagamento indevido ou algum crédito tributário que a Contabilidade tenha negligenciado, esses valores podem ser compensados novamente. Como você pode perceber, fazer a auditoria fiscal não só garante a regularidade da sua empresa com a Receita, mas também evita que ela perca dinheiro. 

O que deve ser analisado?

Na hora de fazer a auditoria, para garantir que a apuração seja perfeita, é preciso analisar tanto os tributos diretos e indiretos, como também a obrigação principal e as obrigações acessórias da empresa. 

Para que ela seja feita, o auditor deve ter em mãos documentos como o balanço patrimonial da empresa, a demonstração de resultados, bem como a de variações do patrimônio líquido, e também os balancetes mensais.

Alguns dos itens que devem ser necessariamente fiscalizados em uma auditoria fiscal são o Imposto de Renda da empresa, impostos como IPI, ICMS, PIS e COFINS, além da escrituração contábil da empresa, livros fiscais de apuração tributária e demonstrativos de todas as movimentações contábeis

Quando é necessário fazer a auditoria fiscal?

O ideal é realizar uma auditoria interna regularmente, para prevenir fraudes e erros fiscais, em um prazo determinado de acordo com a empresa. Quando há qualquer irregularidade, contanto, a própria Receita se encarrega de fazer uma auditoria externa.

Vale lembrar que se irregularidades tributárias forem encontradas, a Receita Federal pode aplicar penalidades, portanto, o ideal é agir preventivamente e evitar contratempos posteriores. 

Como realizar a auditoria fiscal?

Por se tratar de uma tarefa delicada e extremamente importante, é necessário contratar um contador especializado para fazer a auditoria fiscal interna de sua empresa de tempos em tempos, pois esse profissional terá que analisar e comparar todas as declarações e pagamentos de impostos com as finanças da empresa, para determinar se são compatíveis. Ele também precisa avaliar  todas as áreas operacionais da empresa para procurar e eliminar qualquer tipo de fraude.  É uma tarefa essencial para a saúde da empresa, portanto, deve ser feita cuidadosamente, por profissionais qualificados.

Para te ajudar na rotina contábil da empresa, porém, você já pode contar com a tecnologia como aliada. Usando um bom software de gestão contábil, como o ContabilOne, o gestor consegue organizar e controlar a contabilidade da empresa de um jeito prático, eficiente e 100% seguro. Com o ContabilOne, o trabalho do contador que for realizar a audição fiscal fica muito mais fácil, já que os processos são automatizados, e os lançamentos, armazenados, facilitando a fiscalização e a organização. 
 

Para mais dicas sobre gestão corporativa, continue acompanhando nosso blog, pois sempre temos informações importantes para você e seu negócio! Quer saber mais sobre nossas soluções? Visite o site e saiba tudo o que podemos fazer por você

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.