Atualização automática de tabelas fiscais – Empodere sua emissão de NFs

22 de janeiro de 2018, às 15:29

É um fato notório que o Brasil se destaca pela sua burocracia fiscal. Segundo o estudo Paying taxes 2014, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as empresas brasileiras gastam cerca de 2.600 horas por ano para administrar seus impostos.

Além da alta carga tributária, o modelo de nosso complexo sistema tributário acaba sendo um entrave para as empresas, que se tornam reféns de auditorias periódicas. Por essas razões, a emissão de notas fiscais eletrônicas nem sempre é uma tarefa tão simples quanto parece. E erros no que se refere aos tributos fiscais podem gerar, no mínimo, muita dor de cabeça para a empresa. Quando se trata da emissão de notas fiscais eletrônicas para lojas virtuais, o assunto fica ainda mais complicado.

As vendas pela internet no Brasil ainda sofrem com um problema extra: a falta de integração das unidades federativas. Apesar de haver uma legislação específica para o comércio eletrônico, quando o assunto é tributação as complicações ficam evidentes. Exemplos disso são os incentivos fiscais concedidos por estados como Espírito Santo, Bahia e Tocantins aos negócios realizados exclusivamente de modo não presencial.

O protocolo, assinado por mais da metade das unidades federativas, tinha o objetivo de destinar parte dos impostos ao estado destino da mercadoria — e não apenas ao estado domicílio do vendedor.  O que aconteceu na prática, entretanto, é que essa medida acabou criando uma bitributação.

O pagamento indevido de tributos pode significar prejuízos imprevisíveis e onerar a margem de lucro de um produto ou serviço considerado lucrativo pelos desavisados. Por outro lado,  o não pagamento de tributos devidos pode acarretar multas incalculáveis e problemas fiscais no futuro.

Todas essas complicações podem ser evitadas quando a empresa conta com um emissor de notas fiscais que atualize, em tempo real, impostos como ICMS, IPI, II, PIS COFINS, ISS e retenções como IRRF, ISSRF, INSSRF, PISRF, COFINSRF, CSLLRF em operações de entrada e saída, incluindo Substituição Tributária e Pauta Fiscal.

Para facilitar o processo, foi criado o Emites, o módulo de emissão de notas fiscais eletrônicas omnichannel desenvolvido pela Nexaas. O Emites funciona em diferentes modelos de negócio e tipos de atividade, e pode ser integrado a pontos de venda, POS, marketplaces, e-commerces e smart terminals para realizar a emissão de notas fiscais eletrônicas automaticamente. Com ele, sua empresa pode focar no que é essencial para o seu desenvolvimento e lucratividade, enquanto o Emites cuida da burocracia, sem risco de falhas ou erros de cálculo.

O Emites e a atualização das tabelas fiscais

O Emites é capaz de calcular automaticamente tributos e retenções em operações de entrada e saída, e de adicionar esses dados às notas fiscais no momento em que são emitidas. Além disso, ele é integrado ao software de cálculo da TaxWeb e automatiza todo o processo de inteligência fiscal.

O processo funciona da seguinte maneira: o sistema recebe o pedido do cliente, e as informações fiscais referentes ao produto vendido são capturadas. Nesse momento, o cálculo das alíquotas fiscais é feito em tempo real. A partir daí, a ferramenta emite a NF-e já com os dados atualizados, para então, enfim, enviar a nota para o cliente. Todo esse fluxo ocorre de maneira automática, economizando tempo e otimizando a gestão, além de evitar possíveis equívocos na hora de calcular as alíquotas.

O Emites funciona totalmente online, o que possibilita a emissão de notas fiscais eletrônicas de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Funcionalidades para facilitar o processo de emissão de NF-e

A tecnologia do Emites pode ser utilizada tanto para empresas prestadoras de serviços quanto para empresas que vendem produtos. Para isso, a plataforma conta com diversas funcionalidades, como os templates tributários parametrizados de acordo com as especificidades fiscais da empresa, o protocolo de integração API, que otimiza o tempo gasto com outras tarefas financeiras, a emissão de notas fiscais eletrônicas por e-mail e, é claro, a atualização automática e em tempo real de tabelas fiscais.

Além disso, a segurança do sistema é garantida, e não há risco de acessos não autorizados. É possível, inclusive, configurar o sistema para que o login seja feito em duas etapas de verificação, o que diminui ainda mais os riscos. Para assegurar o uso correto do sistema, o Emites ainda conta com dois ambientes de emissão distintos: um ambiente de homologação e outro de produção. Isso faz com que ele seja praticamente à prova de erros.

Quer experimentar uma nova forma de gerenciamento e evitar empecilhos com os tributos fiscais de sua empresa? Teste o Emites por 15 dias gratuitamente e revolucione sua gestão!

 

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.