Aprenda a usar o sucesso do cliente para fazer sua marca crescer

3/11/18
4 min de leitura

O Customer Success é uma metodologia em que toda a empresa trabalha em prol do mesmo objetivo, que é gerar resultados reais para o consumidor. Ela consiste em fazer com que seu cliente consiga os melhores retornos e tenha a melhor experiência possível, aumentando seu sucesso. Trata-se de uma evolução do atendimento e do suporte, e já fizemos um post explicando tudo sobre essa tendência e suas vantagens para a empresa que a adotar. 

Hoje, vamos ensinar como usar o sucesso do seu cliente para fazer seus negócios se ampliarem e melhorar ainda mais os resultados! 

Como usar o sucesso do cliente para fazer sua empresa crescer

Apostar no atendimento e no relacionamento com o cliente é um grande diferencial para as empresas. Por isso, daremos cinco dicas de como mapear, mensurar e prezar pelo sucesso do cliente para aumentar os ganhos.

Segmentação

Para construir um bom relacionamento, é preciso conhecer profundamente o público. Após levantar as informações necessárias, é preciso estabelecer critérios e segmentar os clientes em subgrupos com base em suas características, tais como tempo na empresa, produtos ou serviços que consome, ticket médio, total faturado, entre outros fatores. 

Feito isso, deve-se estipular um peso para cada grupo, levando em conta os critérios mais relevantes para a empresa. A partir daí, a empresa terá uma classificação em uma Curva ABC, em que 20% dos clientes são classificados como A, 30% como B e os 50% restantes como C. Isso ajuda a segmentar os produtos ou serviços utilizados de acordo com o grupo, e adotar estratégias distintas para cada um. Isso garante um atendimento mais personalizado e ajuda a estreitar o relacionamento. 

Acompanhamento 

Reconhecer um cliente leal à empresa e valorizá-lo é extremamente importante para manter um relacionamento saudável.  Por isso, acompanhe sua trajetória, preste atenção às suas demandas e esteja a postos para resolver seus problemas e tirar suas dúvidas. 

Para isso, é preciso se manter presente na vida desse cliente, comunicando-se de forma personalizada por e-mail, telefone ou até mesmo em reuniões presenciais, em alguns casos de prestações de serviço. Fazer as pessoas se sentirem prestigiadas ajuda a manter a fidelidade. 

Comunicação 

Uma boa estratégia de comunicação é imprescindível para o relacionamento com o cliente. Atualmente, com os inúmeros meios de comunicação instantânea disponíveis no mercado, não há motivos para negligenciar esse aspecto.

Uma solução interessante pode ser utilizat o WhatsApp empresarial, que tem recursos como respostas automáticas e estatísticas referentes à interação feita com os consumidores. Você também pode usar e abusar do e-mail marketing e das mídias sociais para facilitar as interações e melhorar o relacionamento

Escuta 

Como o foco é sempre o cliente, é desnecessário lembrar sobre a importância de ouvi-lo, não é? Dar voz aos seus clientes ajuda a receber feedbacks, identificar oportunidades e promover melhorias. Por isso, disponibilize os mais diversos canais de contato para que seu público consiga falar com você. 

Não se esqueça também de prestar atenção ao que o cliente não diz, mas deixa transparecer: analise seus hábitos de consumo, suas preferências, e use esses dados para compreendê-lo melhor. Assim, você aumenta a chance de fidelizá-lo. 

Recorrência 

Não adianta fazer todas as ações acima uma vez só, para preencher tabela, e nunca mais voltar a investir no relacionamento com o cliente. Isso deve ser feito periodicamente, visando a proporcionar mais confiança e segurança ao cliente e, é claro, a não deixar que ele esqueça sua empresa. 

Portanto, aproveite as datas sazonais, o aniversário do consumidor, os lançamentos e novidades da empresa para manter o contato. Também é legal enviar convites para eventos, conteúdos relacionados aos seus gostos e hábitos ou realizar pesquisas de satisfação. O importante é saber que essas ações devem ser contínuas, e que o relacionamento com o público não termina após o negócio ser fechado. Trata-se de um trabalho ininterrupto que, quando feito da forma adequada, melhora as oportunidades e abre portas para novos negócios. 

 

Vale lembrar também que preocupação com o sucesso do cliente não deve ser só dos gestores corporativos, mas da empresa como um todo. Por isso, as equipes de marketing e de vendas precisam ter total autonomia para prestar um atendimento de excelência, se adequando às demandas do cliente para proporcionar a melhor experiência possível a ele. 

 

Agora que você já sabe como assegurar o sucesso do seu cliente, o ideal é construir uma nova cultura na empresa, focada 100% no consumidor, envolvendo todo o time nesse objetivo. Além de ser bom para o seu público, isso pode gerar ganhos incríveis para o seu negócio!