Análise de KPIs – Persiga essa prática e aprimore seu foco em resultados

23 de fevereiro de 2018, às 15:00

No mundo do marketing e da administração de empresas, muito se fala em KPIs. Mas você sabe o que são eles, e como utilizá-los para melhorar seus resultados? Nesse artigo, a gente te explica tudo o que é necessário saber sobre a análise de KPIs para aprimorar os números de sua empresa.

O que é KPI

KPI é a sigla para key performance indicator, ou indicadores chave de desempenho.  Na prática, os KPIs são as métricas usadas para mensurar resultados e processos e para analisar a performance de campanhas e ações. Essas métricas viabilizam que o gestor acompanhe e gerencie melhor as decisões tomadas e as estratégias da empresa, e permitem a projeção de resultados futuros. Dessa forma, é possível traçar metas reais e alcançáveis e verificar se a empresa está no caminho certo.

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, e a escolha de quais KPIs deverão orientar a estratégia da empresa depende de múltiplos fatores, como o segmento em que a empresa atua, seus objetivos a curto a e a longo prazo, e sua realidade atual no mercado.

Como descobrir quais KPIs são mais adequados para a sua estratégia?

Para utilizar adequadamente os indicadores de desempenho, é preciso saber, primeiro, quais são os mais adequados ao modelo de negócio de sua empresa e aos objetivos a serem alcançados para, então, avaliar o desempenho das estratégias utilizadas.

Os KPIs mais importantes a serem utilizados pela empresa poderão sofrer alteração conforme o momento do negócio e com o posicionamento no mercado. Por exemplo, uma empresa bem consolidada e tradicional provavelmente não levará em conta os mesmos KPIs de uma startup que, por sua vez, serão diferentes daqueles utilizados por uma empresa que deseje se reposicionar. Vale lembrar porém que, uma vez definidos, os KPIs utilizados só devem ser alterados se os objetivos principais do negócio também forem.

Para definir assertivamente as métricas-chave mais relevantes para sua empresa, é preciso fazer uma minuciosa análise interna e também apostar no benchmark, ou seja, verificar quais indicadores de desempenho estão sendo monitorados, analisados e otimizados pela concorrência.

Com esse foco, será mais fácil avaliar de perto o sucesso ou insucesso das ações e campanhas criadas pela empresa , tomar decisões mais embasadas para melhorar os resultados e, é claro, modificar estratégias que não estejam tendo uma boa performance.

Definição de objetivos para a empresa

Para se definir os objetivos dos KPIs é necessário definir um tipo de metodologia. Uma metodologia de definição de objetivos é comumente definida pela sigla SMART, que se refere aos termos specific, measurable, attainable, relevant e time-bound.

Em outras palavras, existem objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizáveis.

Alguns KPIs importantes

Conforme falamos, os KPIs fundamentais variam de acordo com muitos fatores. Alguns dos mais relevantes são:

-ROI – retorno sobre o investimento, ou seja, a mensuração de quantos reais de retorno foram ganhos a cada real investido.

– Time to Market – tempo de lançamento de um produto ou serviço, desde a idealização do conceito até a venda em si

– Lead Time – tempo de duração de um processo determinado.

– Stock Out – tempo estimado para que determinado produto zere o estoque.

– Market Share – fatia de mercado conquistada por um produto num certo período.

– Produtividade homem/hora – número de itens produzidos por cada funcionário.

– Ociosidade – quantidade de tempo, em porcentagem, em que a equipe deixa de produzir.

– Giro de Estoque – razão entre o consumo e o saldo médio de estoque.

Além de todos esses, são fundamentais os indicadores de volume de vendas, taxa de conversão, tempo de venda e margem de lucro.

Já para negócios online, como SaaS ou e-commerces, existem também  outros KPIs relevantes, como a taxa de abandono do site (bounce rate), o tempo de navegação na página, o número de usuários cadastrados, o número de downloads de um determinado material online, o número de curtidas ou compartilhamento em mídias sociais, os comentários em um blog, a quantidade de views em vídeos no YouTube, entre outros inúmeros indicadores possíveis.

Como se vê, os KPIs são um assunto amplo e complexo. Devido a essa complexidade, torna-se tão importante estudá-los atentamente para não colocar toda a estratégia do negócio a perder.

Para saber mais sobre KPIs e outros assuntos referentes à gestão empresarial, acompanhe nosso blog: tem sempre novidade imperdível do mundo dos negócios esperando por você!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.

Antes de ir, baixe esse ebook e

descubra como aumentar as vendas do seu e-commerce

Não se preocupe, suas informações estão seguras conosco.