Blog Nexaas

Análise de apuração financeira – Como usar a tecnologia a favor da sua gestão

14 de setembro de 2018, às 14:48

Gerenciar as finanças de uma empresa demanda muita organização para controlar todas as entradas e saídas de dinheiro e, assim, manter um saldo positivo. É necessário não só saber alocar os recursos da maneira mais adequada, como também realizar a análise de apuração financeira para ajudar no planejamento. 

Você sabe o que é isso? Neste post, vamos tirar todas as dúvidas. 

O que é e para que serve a análise de apuração financeira?

Essa análise nada mais é do que um instrumento de gestão econômica que os gestores corporativos utilizam para entender os resultados obtidos pela empresa dentro do período avaliado. Ela pode ser feita mensalmente, no fim de cada trimestre, semestre, ou mesmo todos os anos, para fazer um balanço de como andam as finanças e o que poderia ser melhorado. 

Não importa o tamanho de sua empresa, ou a área de atuação: é necessário gerenciar com cautela todos os gastos, desde o mais insignificante até o mais expressivo. Isso inclui um rígido controle de qualquer receita, do fluxo de recebimentos até a identificação e cobrança de inadimplências. 

Uma das principais ferramentas para a análise de apuração financeira é o DRE, o relatório de demonstração do resultados do exercício. Já explicamos tudo sobre ele em um e-book que você pode baixar aqui, mas, em linhas gerais, trata-se de uma demonstração capaz de cruzar receitas, custos e resultados das empresas para definir o total líquido em determinado período. Ele serve como um resumo para apontar se a empresa está lucrando ou tomando prejuízo. 

A apuração financeira representa a diferença entre as receitas totais e os totais do período apurado. Se o resultado for positivo, é sinal de que a empresa está lucrando. Ao contrário, se o resultado for negativo, significa que houve um prejuízo. Para realizar essa apuração de resultados, é extremamente importante que a empresa mantenha os controles financeiros atualizados e perfeitamente organizados.

Tendo em mãos os dados financeiros certos, o processo de tomada de decisão dos gestores das organizações é muito mais simples. Isso também ajuda a coletar as informações necessárias para orientar a elaboração do planejamento estratégico, refletindo na manutenção da saúde financeira da empresa e colaborando para o seu crescimento. 

Vale ressaltar que a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – o DRE Contábil – está prevista pela legislação, sendo obrigatória a sua apresentação anual. Inclusive, os impostos que devem ser pagos são calculados com base no lucro obtido, portanto, a análise de apuração financeira tem um papel fundamental nesse processo, para evitar problemas. Caso a empresa se omita ou efetue o pagamentos dos tributos devidos de forma inadequada, pode ser punida com multas e até mesmo medidas judiciais, o que é extremamente prejudicial. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de realizar essa análise!

Como usar a tecnologia para melhorar a gestão financeira

Hoje, grande parte das empresas lançam mão de softwares financeiros para auxiliar na gestão, automatizar processos e evitar erros nos cálculos. Utilizar esses sistemas de gestão financeira ajuda a oientar a gestão e otimizar a rotina corporativa, eliminando falhas humanas, retrabalhos e prejuízos. 

Dentre os softwares financeiros disponíveis no mercado, o grande destaque é o Myfinance, solução da suite Nexaas que permite controlar as finanças de maneira automática, segura e 100% online, e tem como diferencial a capacidade de gerar DREs dinâmicos e customizáveis de acordo com as necessidades da empresa.

O Myfinance disponibiliza um modelo exclusivo de relatório que pode ser montado dentro do conceito de relatórios dinâmicos do próprio software e é passível de personalização de receitas e despesas. O DRE gerado pela ferramenta não é engessado, mas flexível, podendo se moldar às mais variadas demandas de gestão. Isso faz toda a diferença para a análise de apuração financeira, já que torna possível a extração de dados específicos de um projeto ou da empresa inteira, e ainda permite incluir ou excluir impostos e deduções monetárias. Dessa forma, o gestor consegue construir um relatório customizado de acordo com a sua necessidade de análise. 

Além disso, o Myfinance é totalmente integrável com outros sistemas que a empresa já utilize, e conta com uma série de funcionalidades que proporcionam uma visão precisa e descomplicada da saúde financeira da organização, pois atendem às necessidades reais do seu negócio.

Quer saber mais sobre como essa solução superinovadora pode ajudar a sua empresa a realizar a análise de apuração financeira mais facilmente e melhorar a sua gestão? Clique aqui e experimente grátis por sete dias!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.