A importância da tecnologia para aumentar a produtividade do profissional de Direito

27 de dezembro de 2017, às 10:16

Já falamos aqui no blog sobre a importância de estar sempre atento às novas tendências do mercado jurídico. Uma dessas tendências é, sem dúvida, a tecnologia, seja para automatizar processos, seja para ajudar na divulgação. Nesse artigo, vamos explicar a importância da tecnologia como aliada para aumentar a produtividade dos profissionais de Direito.

Como o advogado pode usar a tecnologia para tornar o futuro mais previsível

Vivemos em um mundo que está constantemente em mudança e, ao invés de lamentar, é preciso se adaptar ao novo. Nesse sentido, é essencial para o advogado estar antenado a inovações como softwares de automação, aplicativos que aumentem o rendimento e a produtividade e outras ferramentas que facilitem os processos e melhorem o fluxo de trabalho.

Alguns bons exemplos para ilustrar seriam o processo eletrônico, os softwares de gestão, a digitalização de documentos, a assinatura digital de documentos e contratos, a comunicação digital com os clientes (por meio de apps de mensagens instantâneas) e até mesmo a inteligência artificial como alternativa para a análise de contratos. Combinar essas ferramentas e serviços de uma maneira inteligente pode ser a chave para garantir um grande aumento na produtividade, seja para escritórios, departamentos jurídicos de empresas ou mesmo para advogados autônomos.

A produtividade num escritório de advocacia

Uma das grandes preocupações de um escritório de advocacia é a gestão de pessoas. Felizmente, é possível usar a tecnologia para otimizar essa gestão. Algumas das possibilidades para aumentar a produtividade do profissional de Direito são utilizar ferramentas e aplicativos que facilitem o dia a dia dos profissionais, melhorem o fluxo de trabalho, otimize o acompanhamento do desempenho e dos projetos em si.

Por meio de ferramentas e serviços que operem em nuvem, é possível propiciar a mobilidade necessária para acessar sistemas e processos de qualquer lugar e agilizar as atividades de rotina, fazendo com que os profissionais, de fato, tenham tempo para se dedicar mais às suas funções.

Além disso, uma tendência cada vez mais forte é o uso de inteligência artificial para automatizar determinadas tarefas cotidianas.

A automação como arma para aumentar a produtividade do profissional de Direito

A automação de tarefas recorrentes e repetitivas, por exemplo, é algo que pode ser facilmente implementado e que gera incontáveis vantagens para o escritório de advocacia. Isso porque diminui a sobrecarga na folha de pagamentos, já que tarefas simples podem ser feitas com segurança por um software de automação, sem que haja a necessidade de designar um profissional exclusivamente para realizar tais funções. Além disso, por meio do uso de inteligência artificial, o profissional de Direito pode priorizar o seu trabalho intelectual e investir o tempo onde realmente importa, ao invés de se preocupar com tarefas manuais e burocráticas.

Além de ser financeiramente vantajoso, o uso de inteligência artificial também diminui a incidência de falhas humanas nos processos, tornando-os mais ágeis, afinal, máquinas não erram e são capazes de realizar funções burocráticas e pré-configuradas em um ritmo muito mais regular do que a mão de obra humana.

Muitos pensam que usar a inteligência artificial com a finalidade de aumentar a produtividade e economizar tempo e dinheiro é uma realidade difícil de ser alcançada mas, com a tecnologia que temos disponível hoje, isso já é viável para escritórios pequenos, médios ou grandes.  A tendência é que, cada vez mais, a automação da gestão se naturalize e se torne uma alternativa para os profissionais que sabem que o tempo é um capital valioso e, portanto, qualquer ferramenta que ajude a poupá-lo pode ser extremamente útil no dia a dia.

Hoje já é possível, inclusive, utilizar a inteligência artificial para funções imprescindíveis para um escritório, como, por exemplo, a análise de contratos. É essa a principal função do Lexisbot, uma plataforma que combina a tecnologia SaaS com o poder da inteligência artificial para automatizar o processo de análise e revisão de contratos e documentos jurídicos.

O LexisBot é uma ferramenta de produtividade de baixo custo capaz de ler e interpretar um contrato em segundos, destacando quais são as partes envolvidas, suas responsabilidades e facilitando a tomada de decisão. Além de economizar o tempo dos advogados, a tecnologia do Lexisbot evita erros que poderiam ser fatais para o processo.

Além de muito eficiente, o Lexisbot é fácil de configurar e implementar. Quer tirar a prova? Inscreva-se no nosso site e experimente o Lexisbot por 30 dias gratuitamente!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.