Blog Nexaas

6 dicas para você se destacar na gestão empresarial

24 de janeiro de 2018, às 15:28

O mundo corporativo é altamente competitivo, e nem sempre ganhar destaque e fazer uma empresa crescer é tarefa das mais fáceis. Hoje, o bom gestor não deve se limitar à manutenção de bons resultados, mas também a procurar sempre novas oportunidades para fazer a empresa ganhar notoriedade, aumentar seu lucro e, é claro, otimizar a produtividade das equipes. Nesse artigo, daremos 6 dicas para você se destacar na gestão empresarial.

Aposte na inteligência artificial

Alinhar a inteligência artificial à gestão empresarial significa, na prática, usar essa tecnologia para assimilar os padrões de processos simples e recorrentes, sem necessidade de ação humana para tais tarefas.

Ações repetitivas como a análise de contratos, por exemplo, podem ser feitas utilizando a inteligência artificial, através de ferramentas como o Lexbot, que substitui a ação humana em ações padrão. Isso facilita o trabalho dos setores jurídicos das empresas, que poderão canalizar sua expertise e energia para as questões mais complexas, que vão além do padrão.

Utilizando a Inteligência Artificial como aliada, a gestão de empresas fica mais dinâmica e produtiva.

Planejamento financeiro

O gestor da empresa é responsável por distribuir os recursos para todos os setores da empresa. Para isso, é necessário um bom planejamento financeiro e um controle eficaz dos lucros e das despesas corporativas. O bom gestor sabe se planejar financeiramente e gerar lucros para a companhia. Para ajuda-lo nessa tarefa, existem softwares especializados, como o Myfinance, que permite o controle das finanças corporativas de uma maneira simples e segura.

Organização e produtividade

Gerenciar uma empresa, seja ela de qualquer porte, envolve uma série de responsabilidades e tarefas, e não é fácil dar conta de tudo. Para não perder de vista os processos mais importantes, o bom gestor deve ser organizado e saber gerir seu tempo de forma inteligente. Para isso, vale tudo: pessoas mais “analógicas” vão preferir a boa e velha agenda, caderninhos e o calendário de papel; quem não abre mão da tecnologia pode usar e abusar dos aplicativos de gestão do tempo e da produtividade, dos calendários online, do Google Agenda, do Evernote ou Google Keep para fazer anotações rápidas a qualquer momento… o que importa é buscar fazer o melhor possível desperdiçando menos tempo. Para isso, é fundamental listar todas as tarefas e demandas e elencar prioridades, calculando bem o tempo necessário para cada uma delas.

Atualização constante

Conforme o tempo passa e as tecnologias avançam e os mercados evoluem, os conhecimentos vão se tornando obsoletos. É por isso que a gestão empresarial não pode ficar parada no tempo. Para ser um bom gestor, é preciso reciclar-se de tempos em tempos, a fim não só de fazer networking como também de se atualizar. Isso pode ser feito de várias formas: fazendo cursos e especializações, assistindo a palestras, participando de workshops em sua área e trocando ideias com outros profissionais que estão no mercado. Dessa forma, suas ideias vão sempre se renovando, o que ajuda a melhorar sua gestão.

Relatórios para uma gestão eficiente

Para que a gestão empresarial seja, de fato, eficiente, é necessário ter fácil acesso às informações importantes, pois isso vai permitir uma administração mais competitiva e facilitar o processo de tomada de decisões. Por isso, os softwares de relatórios para gestão corporativa são de fundamental importância, na medida em que permitem conhecer bem a situação da empresa e fazer um bom planejamento. Relatórios como o controle de fluxo de caixa, o relatório de faturamento, o DRE e o contas a pagar e receber são alguns dos mais relevantes e, quando o gestor sabe utilizá-los bem, todo o processo se torna mais simples. Para não se perder no meio de tanta informação, o ideal é automatizar os processos por meio de um software que gere relatórios inteligentes, como os softwares integrados da suíte Nexaas. Dessa forma, é possível acompanhar em tempo os resultados da sua gestão, reduzindo riscos e custos para aumentar a produtividade.

A automação de processos

E já que estamos falando em automação, saiba que automatizar a gestão é uma maneira inteligente de otimizar os processos inerentes ao bom funcionamento da empresa. Com o auxílio do Billimatic, por exemplo, é possível fazer com que processos como o envio de cobranças e o reajuste de contratos e controle de faturamentos recorrentes, se tornem contínuos e automáticos. Dessa forma, o gestor economiza seu tempo e os recursos da empresa, para focar em ações mais importantes, que não poderiam ser terceirizadas para um software.

Essas dicas são essenciais para garantir um melhor aproveitamento na gestão empresarial, pois ajudam a aumentar a produtividade, economizar tempo e recursos tanto do gestor quanto da equipe inteira. Para saber mais sobre como usar a automação de processos e a inteligência artificial para se destacar na gestão de seu negócio, visite nosso site e conheça todas as soluções desenvolvidas pela Nexaas.

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.