5 falhas que atrapalham a comunicação entre as suas equipes

5 falhas que atrapalham a comunicação entre as suas equipes

9 de fevereiro de 2017, às 11:00

Seus colaboradores são o sistema nervoso da empresa e, portanto, é fundamental que eles estejam alinhados e bem informados quanto ao que acontece nela. Dessa forma, eles estarão realmente por dentro dos seus objetivos e valores, além de sentirem que fazem parte dessa trajetória. Além disso, é essencial que todos os departamentos trabalhem lado a lado em harmonia: mesmo com tarefas diferentes, todos têm o mesmo objetivo: fazer o negócio crescer e prosperar.

Para alcançar tudo isso, é preciso investir em uma comunicação entre equipes de qualidade. Entretanto, muitas empresas ainda insistem em alguns erros e hábitos problemáticos quanto à comunicação interna, impedindo que a integração de todas as pessoas envolvidas com a empresa.

Quer conhecer esses erros e aprender a corrigi-los ou mantê-los longe do seu negócio? Então continue lendo!

Linguagem inadequada

Todos os departamentos precisam estar por dentro do que acontece na empresa para que realmente se sintam parte dela. Entretanto, na hora de preparar as mensagens, é preciso levar em conta o perfil e o conhecimento de cada time de colaboradores.

O departamento de TI, por exemplo, precisa de mais do que algumas informações rasas em linguagem leiga sobre a questão tecnológica e digital da empresa. Por outro lado, os funcionários de Recursos Humanos não captarão a mensagem como você espera se a receberem com linguagem altamente técnica.

Portanto, verifique o grau de instrução, o perfil e a área de conhecimento dos colaboradores de cada departamento para, assim, decidir qual é a linguagem que você deve utilizar.

Isso vale também para as informações que você envia de forma mais específica e detalhada para cada divisão da equipe. As principais notícias e decisões devem ser comunicadas a todos, mas alguns detalhes interessam apenas a determinadas pessoas.

Falta de diálogo

A comunicação entre equipes não pode ser unilateral. Não adianta nada você simplesmente jogar informações em cima de seus colaboradores, sem prestar atenção na forma como eles recebem-nas.

Para estimular a troca de ideias e o diálogo entre os departamentos, é interessante investir em uma plataforma de comunicação em que todos possam se expressar, como um fórum de discussões. Dessa forma, todos poderão ser ouvidos. Além de estimular a conversa e a integração entre a empresa como um todo, isso também mostra o quanto a liderança valoriza a opinião e o conhecimento de seus colaboradores.

Falar mas não fazer

Para que a comunicação entre equipes seja realmente eficiente, é preciso que haja um retorno concreto das ideias e sugestões transmitidas pelos colaboradores. Se você der um espaço para eles se expressarem mas não efetivamente dar atenção ao que eles falam, seus colaboradores se sentirão ignorados e, consequentemente, frustrados e desmotivados.

Ineficácia dos meios

É preciso estudo e planejamento para verificar quais meios de comunicação são mais interessantes para seus colaboradores. Depois que você implementá-los, também é necessário conferir se eles estão apresentando resultados.

Existem várias formas de investir na comunicação entre equipes: além do já mencionado fórum de discussão, é interessante transmitir suas mensagens por meio de TV interna, jornal da empresa e mural. Mas leve em conta a realidade de seus funcionários: eles têm o hábito de ler jornal? Vão dar atenção à notícia impressa da empresa ou vão preferir recebê-las apenas pela televisão? O mural está em um lugar de circulação comum?

Não valorizar feedback

Além de terem um espaço para se expressar, é importante que os colaboradores também possam opinar quanto à própria comunicação entre equipes. Melhorias para o jornal, ideias inovadoras para a TV corporativa, projetos para redes sociais, entre outras soluções que podem surgir na empresa, devem ser escutadas, estudadas e, quando conveniente e interessante, postas em prática. Dê atenção também às críticas construtivas e reclamações que possam surgir.

Além disso, que tal aproveitar o espaço para motivar e incentivar seus funcionários? Uma forma de feedback positivo pode ser mencionar os colaboradores que mais se destacaram no mês nas notícias da empresa.

E então, entendeu quais são as falhas de comunicação entre equipes que você deve manter longe da sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.