5 dicas valiosas de segurança de dados para sua empresa

6 de novembro de 2017, às 16:11

A segurança de dados é um fator que está diretamente relacionado à capacidade de o empreendimento evitar problemas e fornecer serviços para os seus clientes, com qualidade e segurança. Hoje, investir nessa área é algo crucial: se a companhia não puder garantir que é capaz de manter a sua infraestrutura de TI livre de ataques, sua competitividade e confiabilidade cairão significativamente.

E, nesse cenário, uma série de medidas podem ser tomadas pela empresa para conseguir atingir os seus objetivos de médio e longo prazo. Quer saber algumas delas? Então veja a nossa lista de hoje com as melhores estratégias de segurança do mercado!

1. Adote senhas seguras

Instrua todos os profissionais a utilizarem senhas seguras. Elas são uma das estratégias básicas para eliminar problemas e reduzir as chances de um ataque de força bruta conseguir comprometer uma conta rapidamente. Portanto, todas as contas devem ter senhas com oito caracteres, variação entre letras maiúsculas e minúsculas e símbolos.

2. Mantenha os sistemas atualizados

Atualizações de sistemas são processos complexos, mas que devem ser feitos com o máximo de agilidade possível. Isso vale tanto para os softwares internos quanto para as firmwares de dispositivos, como roteadores e pontos de acesso.

Mantendo todos os sistemas atualizados, a empresa diminuirá ao máximo o tempo em que profissionais ficam expostos a falhas de segurança. Além disso, o acesso a novos recursos é feito rapidamente.

3 – Treine os seus profissionais a terem boas práticas incorporadas às suas rotinas de trabalho

Ataques não ocorrem se a empresa tiver profissionais treinados para evitar ambientes e comportamentos de baixa segurança. Portanto, treine todos os profissionais para que eles atuem de maneira estratégica, evitando qualquer tipo de ação que contribua para a redução da integridade da infraestrutura de TI, como o acesso a redes não seguras, má configuração do SPAM do e-mail corporativo e o não uso de senhas complexas.

4. Monitore recursos

O monitoramento de recursos permite que o negócio tenha uma maior capacidade de rastrear vulnerabilidades e ameaças na infraestrutura de TI. Esse processo deve ser feito continuamente com o auxílio de softwares, como o firewall, que verificam todas as conexões do empreendimento em busca de pacotes de dados fraudulentos.

Assim, a empresa maximiza a sua capacidade de atuar em um ambiente seguro e livre de problemas.

5. Conte com o apoio de uma empresa do ramo

Para implementar e garantir que todas essas estratégias listadas acima funcionarão como o esperado, a empresa pode contar com o apoio de uma companhia especializada em segurança de dados. Essa é uma escolha que dá ao negócio a capacidade de focar naquilo que é mais importante para os profissionais de TI, sem que a segurança da infraestrutura fique comprometida.

Um serviço de consultoria de segurança de dados avaliará o empreendimento em busca de procedimentos pouco seguros, verificará as brechas existentes na infraestrutura e identificará quais as melhores medidas para eliminar qualquer problema encontrado.

Assim, a companhia garantirá que as suas políticas de segurança de dados estarão alinhadas aos principais padrões do mercado e às normas de compliance internas.

Quer saber mais sobre como uma empresa especializada em segurança de dados pode auxiliar o seu negócio? Então entre em contato com um de nossos especialistas!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.