4 fatores que atrapalham a produtividade de equipes

27 de março de 2017, às 12:00

O desempenho dos funcionários é um fator decisivo para o sucesso empresarial. Percebendo isso, alguns gestores começam a concentrar seus esforços em aprimorar a produtividade de equipes, buscando meios de tornar seu grupo mais eficiente.

No entanto, nem sempre é tão simples quanto parece. Alguns fatores, se não identificados e devidamente trabalhados, podem afetar significativamente a produtividade dos funcionários, refletindo negativamente nos resultados do negócio. Justamente por isso, é essencial que gestores e administradores mantenham-se atentos a eles.

Foi pensando nisso que preparamos o post de hoje. A partir de agora você conhecerá alguns desses fatores que podem representar um problema para sua organização. Fique atento e faça da sua equipe o seu diferencial competitivo!

1. Comunicação interna: essencial para o bom funcionamento do negócio

A comunicação é um fator importante em qualquer negócio. Um ambiente onde não há diálogo torna-se desconfortável e desmotivador. Você consegue imaginar o quão desgastante pode ser trabalhar todos os dias em uma empresa onde a comunicação interna é falha ou inexistente?

Desse modo, cuide para que sua equipe saiba se comunicar adequadamente e exponha suas ideias e insatisfações de maneira clara e objetiva. Ademais, utilize os vários canais à sua disposição, como e-mail e softwares de gestão para mantê-los informados sobre prioridades, projetos e demais informações relevantes para a execução de um bom trabalho.

Com a comunicação funcionando bem, seus colaboradores irão trabalhar mais focados e motivados, o que refletirá em ganhos de produtividade.

2. Excesso de reuniões: um obstáculo à produtividade de equipes

Reuniões são uma importante ferramenta para o mundo corporativo, servindo de auxílio para que os gestores conduzam e treinem sua equipe. Entretanto, quando se tornam recorrentes e excessivas, representam um obstáculo à produtividade das empresas.

Cada vez que um funcionário interrompe uma tarefa para se deslocar para uma reunião, há uma queda considerável em sua produtividade. Além disso, ao retornar ao trabalho ele demora a se concentrar novamente, refletindo em sua produção diária.

Assim sendo, procure realizar reuniões com moderação e torná-las mais ágeis e eficientes. Ou seja, procure ser mais claro e objetivo, fazendo reuniões mais curtas e em menor número.

3. Uso indevido da internet: um problema a ser monitorado

A internet é uma das tecnologias que mais contribuíram para o desenvolvimento empresarial. Entretanto, seu mau uso também pode afetar o rendimento da empresa.

Como essa ferramenta é uma realidade tão presente no ambiente corporativo, é comum que muitos funcionários a utilizem com interesses pessoais durante o horário de trabalho, atrasando e até mesmo deixando de cumprir suas tarefas. A consequência disso é bem simples: queda de produtividade e prejuízo para a empresa.

A boa notícia é que algumas medidas bem simples podem minimizar tal problema. Procure implantar alguns intervalos durante a jornada e até mesmo bloquear o acesso a determinados sítios eletrônicos. Desse modo, você estará atuando de maneira eficiente e sem prejudicar o funcionamento da empresa.

4. Microgerenciamento: um erro recorrente entre gestores

O microgerenciamento pode ser entendido como a atitude do gestor em concentrar na sua pessoa toda a tomada de decisões, tornando o processo lento e ineficiente. Quase sempre há uma sobrecarga na pessoa do administrador e desmotivação da equipe.

É preciso adquirir o hábito de delegar funções e estimular o crescimento e autonomia individual em sua equipe de trabalho. Ao fazer isso, você perceberá um aumento de produtividade, pois permite-se o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, deixando-os motivados a trabalhar.

Você percebeu que alguns fatores ao passarem despercebidos são capazes de afetar a produtividade de equipes e, consequentemente, o funcionamento da empresa, não é? Aproveite o conhecimento adquirido hoje e comece a observar e atuar para neutralizar esses problemas em sua equipe de trabalho.

Gostou das informações trazidas neste post? Não pare por aqui! Adquira mais conhecimento conferindo o nosso artigo 4 dicas de produtividade para a sua empresa e otimize ainda mais a produtividade da sua equipe!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.