4 estratégias eficientes para ter previsibilidade dos gastos mensais

30 de agosto de 2017, às 14:14

Fazer a gestão financeira da sua empresa depende de muitas variáveis. A previsibilidade dos gastos mensais é uma das principais. A partir dela, seu negócio terá um orçamento a seguir e poderá ser determinado o valor disponível para investimentos e despesas.

Tudo isso passa por uma questão: organização financeira. Porém, é fácil encontrar situações que levam ao descontrole. O resultado é que sua empresa age no limite, sem conseguir expandir ou melhorar sua forma de atuação.

Para ajudar a ter mais previsibilidade do que será gasto mensalmente, este post reúne 4 estratégias eficientes para aplicar no seu negócio!

A previsibilidade dos gastos mensais

O trabalho focado na gestão financeira garante diversos benefícios. Esse é o primeiro passo para equilibrar o orçamento, alcançar a redução de custos e projetar investimentos futuros.

Outras vantagens são:

  • tranquilidade financeira para pagar as contas empresariais e realizar investimentos de curto e longo prazos;

  • informações precisas, que subsidiam a tomada de decisão;

  • rendimento maior pelas decisões tomadas e previsão de cenários futuros;

  • mapeamento dos gastos, o que permite reduzi-los ou eliminá-los;

  • alcance dos objetivos traçados devido à visão mais ampla da situação financeira.

Essas vantagens só podem ser conquistadas se você executar algumas ações. Confira as principais:

As estratégias para uma organização financeira eficiente

1. Tenha uma planilha de gastos

Esse recurso é fundamental para mapear os gastos, identificar e reduzir excessos, ter mais previsibilidade e delimitar metas e objetivos. Diferentes modelos podem ser adotados, alguns mais simples e outros completos.

O essencial é contar com uma planilha de fluxo de caixa, que registra entradas e saídas e permite projetar os próximos meses, inclusive a necessidade de capital de giro. Por isso, é uma ferramenta essencial para a sobrevivência do negócio.

2. Faça um planejamento mensal

O desafio, aqui, é conseguir aliar qualidade e crescimento para que a sua empresa se destaque da concorrência. O planejamento mensal ajuda nesse processo, mas deve ser bem executado para surtir efeitos positivos.

Há 4 dicas que aumentam a eficiência:

  • ter um calendário para assinalar as datas de receitas e despesas;

  • adotar um sistema de custos para precificar produtos e serviços;

  • fazer um planejamento orçamentário anual, dividindo os setores principais em áreas com metas passíveis de mensuração, como RH, marketing etc.;

  • estabelecer conferência de registros para evitar erros e problemas futuros pela inconsistência de dados.

3. Saiba separar os tipos de despesa

Esses são os gastos relacionados à administração empresarial, como é o caso do financeiro, marketing, desenvolvimento de produtos, entre outras áreas. Por isso, são relativos ao funcionamento da organização.

Esses gastos podem ser fixos ou variáveis. Os fixos não sofrem variação de acordo com a quantidade de itens produzidos ou vendidos, como salários, aluguel, telefone, energia elétrica e mais.

Já os variáveis são aqueles que variam conforme a produção ou venda e, por isso, são fundamentais para o faturamento. É o caso das comissões, impostos, compra de matérias-primas etc.

Com essa classificação, você consegue controlar as despesas e diminuir as fixas, principalmente, porque precisam ser pagas todos os meses, inclusive naqueles em que o faturamento é menor.

4. Conte com um software de gestão financeira

Esse sistema é ideal para eliminar a planilha em Excel e ter mais precisão nos dados. A consequência é um controle maior sobre as finanças para gerir as despesas sem perder muito tempo.

Nesse caso há duas soluções que podem resolver o seu problema. O Rexpense permite gerenciar despesas e reembolsos rapidamente e por meio de uma plataforma online. Com esse software você tem controle financeiro online, processamento por lotes, visão em tempo real, pode criar tags para classificar despesas e muito mais.

Já o Myfinance possibilita acompanhar a movimentação bancária, oferece acesso a relatórios detalhados e ainda possibilita a criação de regras automáticas para que o usuário se preocupe com a parte estratégica das finanças do seu negócio.

Gostou de entender mais sobre a previsibilidade dos gastos mensais e o que fazer para ter resultados positivos? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo com as nossas soluções!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.