4 dicas para melhorar a comunicação interna de sua equipe financeira

29 de março de 2017, às 12:00

Nos dias de hoje, com o mercado cada vez mais concorrido, é fundamental otimizar os processos de toda empresa. Para possuir um diferencial em seus produtos ou serviços, todo gestor precisa aprender a lidar com seus funcionários e uni-los em times comunicativos e alinhados. Entretanto, melhorar a comunicação com equipe nem sempre é uma tarefa fácil.

É comum que surjam dúvidas quanto às melhores formas de desenvolver um ambiente de trabalho eficaz. Por isso, vamos mostrar aqui quatro dicas para aperfeiçoar a comunicação entre o gestor financeiro e seus funcionários. Confira!

1. Invista em agendas compartilhadas

O compartilhamento de informações é fundamental para qualquer empresa que busque intensificar a comunicação interna. Um ambiente de trabalho no qual os profissionais compreendam o funcionamento e os objetivos de cada equipe é a melhor forma de alcançar esse nível de comunicação.

Por isso, uma estratégia interessante é investir no acompanhamento coletivo das agendas de cada time. É óbvio que todo profissional deve estar ciente dos prazos a serem seguidos pelo seu próprio grupo, mas nem sempre ele compreende de que maneira pode colaborar para o bom funcionamento de outra equipe.

Ao trabalhar com agendas compartilhadas, você possibilita que os funcionários estejam cientes dos prazos a serem cumpridos por outros times, tornando-os capazes de se comunicar mais e encontrar juntos formas de melhorar os resultados de ambos.

2. Defina objetivos e metas em comum

A melhor forma de garantir um trabalho focado é definir metas. Entretanto, isso pode se tornar problemático se as equipes não estiverem alinhadas. É nesse ponto que se destaca a importância da aplicação de propósitos em comum entre times.

A equipe financeira, por exemplo, pode render muito mais se seu calendário de pagamentos estiver alinhado à agenda do time de compras. Com o objetivo em comum de realizar pagamentos de fornecedores em certo período do mês, ambos os times passam a se comunicar mais para realizar esse processo de forma otimizada.

Essa prática pode ser aplicada de forma análoga aos mais diversos tipos de setores de uma empresa.

3. Incentive feedbacks periódicos

É importante que as equipes desenvolvam um bom panorama sobre o funcionamento interno da empresa. Isso faz com que cada funcionário entenda melhor sua relação com os outros. Entretanto, poucas melhorias serão alcançadas se essas equipes não souberem como seu trabalho impacta as outras.

O feedback é uma ferramenta extremamente eficaz para desenvolver essa relação. Conscientize seus funcionários a avaliar de que forma o trabalho de outras equipes impacta no do seu time e envie a elas uma resposta apontando pontos positivos e possíveis melhorias.

Lembre-se de pedir que essas equipes façam o mesmo com a sua! Assim, seus funcionários poderão entender de que formas podem contribuir para que haja uma sinergia maior entre os times.

4. Promova reuniões

Existem diversas formas de se investir em comunicação. Com a evolução da tecnologia, é possível fazer conferências online e manter contato com diferentes equipes constantemente. Ainda assim, é importante valorizar os benefícios das reuniões presenciais.

Esse tipo de evento deve ser promovido frequentemente, mesmo que sejam reuniões diárias de cinco minutos. Os pequenos detalhes, que geralmente fazem muita diferença, são alinhados nesses contatos breves. Com intervalos maiores, reuniões mais longas servem para alinhar objetivos gerais entre diferentes gestores e equipes.

Não se esqueça de promover reuniões individuais e coletivas, pois cada funcionário possui uma forma diferente de se expressar. Manter esses canais abertos é essencial para mostrar que a empresa valoriza a comunicação interna.

Além disso, a tecnologia pode ajudar a encurtar distâncias quando necessário, seja por videoconferência ou chamada de voz, por exemplo. Utilize-a para melhorar a comunicação com equipe e funcionários, criando um ambiente de maior interação entre todos.

Gostou do post? Então assine nossa newsletter e receba outras dicas para otimizar a gestão de suas equipes!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.