4 dicas incríveis para conseguir capital e fazer sua empresa decolar

6 de dezembro de 2017, às 15:00

Conseguir capital para uma empresa crescer não está ligado somente à obtenção de novos clientes, como muitos gestores pensam. A diminuição de custos e a realização de um bom trabalho operacional, incentivando a geração de novas receitas, também auxiliam nessa questão.

Geralmente, pequenas atitudes podem levar a corporação a conseguir maior faturamento e rentabilidade. No entanto, muitos acreditam que este é um processo muito difícil de ser feito sem grandes investimentos, o que é um grande erro.

Em razão disso, o tema do post de hoje é direcionado a você, que quer angariar fundos para fazer sua empresa crescer e conquistar um lugar de destaque no mercado. Confira a seguir 4 dicas sobre o tema. Boa leitura!

1. Reduza custos para conseguir capital

A melhor maneira de elevar o faturamento de seu empreendimento sem ter que fazer grandes investimentos é reduzindo custos. Para tal, o primeiro passo é realizar um levantamento de todos os custos da organização, avaliando aqueles que geram mais gastos e porquê.

Com esse tipo de análise em mãos, tente compreender o que pode ser modificado para o controle dos gastos. Depois disso, será possível descobrir onde fazer cortes, além de determinar planos de ação para a diminuição de custos fixos.

Você também pode desenvolver uma política interna focada na redução do consumo de energia elétrica, por exemplo, estabelecendo hábitos simples, como desligar as telas dos computadores, apagar as luzes, evitar o uso excessivo do ar-condicionado, entre outras ações.

O serviço de telefonia, por exemplo, pode ter seus custos diminuídos drasticamente por meio da utilização do sistema VOIP — que utiliza a internet em ligações feitas por intermédio de um IP e servidores de rede, que têm custo significativamente baixo —, ou mesmo procurar uma operadora para encontrar planos mais interessantes e baratos de acordo com a demanda do seu negócio.

2. Terceirize atividades que não contemplem seu core business 

Não é segredo que o custo de contratação de um colaborador é bastante alto, considerando não apenas o salário, mas também os benefícios, comissões e encargos trabalhistas. Portanto, para conseguir um capital saudável para sua empresa, considere a terceirização de algumas atividades. A terceirização, na ponta do lápis, é mais em conta do que contratar e manter colaboradores.

Contabilidade, limpeza, propaganda, marketing e outras operações não referentes ao seu core business (atividade foco do negócio), podem ser repensadas como possibilidade de terceirização. Assim, há o crescimento de sua margem de lucro graças à redução de custos operacionais.

3. Utilize softwares de gestão

Sistemas de gestão automatizam e otimizam os processos trazendo maior economia e tempo. Quando o empreendimento não utiliza um ERP (Enterprise Resource Planning), os dados ficam dissociados e as tarefas acabam sendo executadas manualmente pelo setor financeiro, contábil e fiscal, gerando uma maior incidência de erros. Resumidamente, esse tipo de programa reduz o retrabalho e aumenta a produtividade.

Com um aplicativo ERP (planejamento dos recursos da empresa, em português), você consegue criar um fluxo de caixa com registros em tempo real. Com isso, é possível tomar decisões focadas na obtenção de capital, avaliando possíveis eventualidades e corrigindo desperdícios.

4. Controle o seu estoque

É comum ver mercadorias em larga escala e com baixa rotatividade nas empresas. O departamento de compras precisa estar ligado às demandas do mercado e aos itens mais vendidos por sua marca.

O dinheiro aplicado em produtos que não têm saída traz grande prejuízo, pois além de não dar retorno, gera gastos com armazenamento/conservação e possível estrago/deterioração, dependendo do gênero da mercadoria.

Uma boa solução para isso é planejar as suas compras conforme suas vendas. Investir em um software específico de gestão de estoque é muito útil para evitar esse tipo de perda. Ao fazer isso, com o passar do tempo será possível conseguir capital para ser investido na expansão do seu empreendimento.

E então, gostou das dicas de como conseguir capital? Aproveite essa oportunidade e utilize o campo de comentários abaixo para fazer sugestões e compartilhar suas experiências conosco!

Curtiu esse conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais. ;)

E assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo direto no seu e-mail.